Náutico

NÁUTICO

Se empatar com o Botafogo-PB, Náutico garante matematicamente vaga nas quartas

Timbu chegaria aos 28 pontos e até poderia ser alcançado na pontuação, mas por ter mais vitórias, passaria para a próxima fase

postado em 13/08/2019 11:13 / atualizado em 13/08/2019 11:27

<i>(Foto: Bruna Costa/Esp. DP)</i>
Um empate. É isso o que, no mínimo, precisa o Náutico para carimbar sua vaga nas quartas de final da Série C com uma rodada de antecedência. A vitória de virada diante do líder Sampaio Corrêa deixou os alvirrubros em uma situação um pouco confortável. Entretanto, esse ponto teria que ser já no próximo jogo, diante do Botafogo-PB no próximo sábado, às 17h, no estádio Almeidão.

Explica-se: o empate diante dos paraibanos tiraria a chance do próprio Botafogo de ultrapassar o Náutico na classificação. Em um hipotético empate, os alvirrubros chegariam a 28 pontos e oito vitórias, contra 25 do rival direto, que tem apenas seis vitórias. E como o número de vitórias é critério de desempate, na última rodada o Belo, em caso de vitória, empataria em pontos, mas perderia no número de triunfos. 

O empate seria perfeito ao Náutico mesmo que, se todos seus concorrentes diretos vencessem. O Timbu então poderia ser ultrapassado apenas pelo Confiança, a depender do saldo de gols (o Náutico tem 3 e o Confiança, 1).

Em caso de derrota, o cenário fica um pouco diferente para os alvirrubros. Isso porque um possível empate na última rodada diante do rival Santa Cruz, nos Aflitos, não garantiria 100% a vaga. O empate passaria o Náutico a esperar por resultados paralelos. Isso porque o próprio Botafogo-PB entraria na briga direta. 

Segundo o site especializado Chance de Gol, o Náutico tem 88.6% de chances de ir para as quartas de final. Se terminasse na atual posição, segundo colocado, enfrentaria o terceiro colocado do Grupo B na fase seguinte, posto hoje ocupado pelo São José-RS.

Chances de classificação para as quartas de final*

1º Sampaio Corrêa 100%
2º Náutico 88.6%
3º Confiança 67.9%
4º Imperatriz 59.2%
5º Botafogo-PB  49.5%
6º Ferroviário  23%
7º Santa Cruz  11.8%
8º Globo  0%
9º Treze  0%
10º ABC 0%
 
*Segundo o site Chance de Gol