Náutico

NÁUTICO

Cenário do Náutico: após empate na ida, 50% dos times subiram à Série B jogando em casa

Exceções da regra foram os insucessos do Fortaleza em 2012, 2014 e 2016

postado em 03/09/2019 08:40 / atualizado em 03/09/2019 08:26

<i>(Foto: Léo Lemos/CNC)</i>
A missão do Náutico é, em tese, simples. Após ter segurado o empate diante do Paysandu no confronto de ida das quartas de final da Série C, basta ao Timbu qualquer vitória atuando no estádio dos Aflitos no próximo domingo, às 18h. Este cenário, no entanto, desde que a Terceirona passou a ter o atual formato, não representa uma grande vantagem. Apenas metade dos clubes conseguiram fazer valer o mando de campo na partida de volta após igualdade no primeiro jogo.

A Série C migrou para a atual fórmula com as equipes separadas em duas chaves sendo previsto um cruzamento em 2012. A partir de então, seis duelos eliminatórios tiveram empate no primeiro jogo, dos quais três times conseguiram acesso à Série B fazendo a segunda em casa e, por conseguinte, outros três conquistaram a vaga na Segundona como visitante. 

Vale salientar, no entanto, que as quartas de final da Série C até 2017 tinham o critério de gol marcado fora - algo que não vigora, portanto, desde os últimos dois anos. Ou seja, um empate por qualquer resultado entre Timbu e Papão levam os times às penalidades máximas.

Em 2015, o Confiança e Londrina ficaram no zero em Sergipe e, na partida de volta, deu a equipe paranaense por 1 a 0. No ano seguinte, o Botafogo de Ribeirão Preto empatou sem gols em São Paulo diante do ABC e, no segundo jogo, o time potiguar venceu pela vantagem mínima no Frasqueirão. Ainda em 2016 o Botafogo-PB e Boa Esporte empataram em 0 a 0 no estádio Amigão e, em Varginha, deu Boa por 1 a 0. 

Exceções

As únicas exceções deste cenário foram os insucessos do Fortaleza nas edições da Série C de 2012, 2014 e 2016 - em todos eles, o time cearense decidiu o último jogo em casa. No primeiro ano, o Tricolor do Pici, no jogo de ida, empatou em 1 a 1 com o Oeste, mas na volta foi derrotado por 3 a 1 pelo time paulista, no Presidente Vargas. Em 2014, empatou sem gols no primeiro jogo, diante do Macaé, no Rio de Janeiro, e no retorno, outro empate, desta vez por 1 a 1, no Castelão. Com a vigência do critério de gol qualificado, não conseguiu o acesso à Série B.  

Por último, em 2016, último ano do longo revés do Fortaleza na Terceirona, o Leão empatou em 0 a 0 com o Juventude fora, decidiu, novamente, no Castelão, mas o duelo decisivo terminou empatado em 1 a 1. Mais um ano, portanto, na Série C.

O fator Aflitos

Um fator que pode ser levado em conta a favor do Timbu é o retrospecto recente nos Aflitos. Desde 12 de maio, quando foi derrotado por 1 a 0 para o Ferroviário, o Timbu não perde em casa. Sob o comando de Gilmar Dal Pozzo, são seis partidas a partir de então pela Série C, das quais quatro são vitórias e duas são empate - resultando 77% de aproveitamento.

O perigo, contudo, é a campanha do Paysandu como visitante. Longe de Belém, são quatro vitórias, quatro empates e apenas uma derrota - cujo percentual é 59% dos pontos conquistados. No recorte geral, dentre jogos em casa e fora, o Papão não perde há 14 jogos, dos quais nove são empates e quatro são vitórias. 

Histórico 

2012 

Ida: Oeste 1 x 1 Fortaleza
Volta: Fortaleza 1 x 3 Oeste  

2014 

Macaé 0 x 0 Fortaleza 
Fortaleza 1 x 1 Macaé 

2015  

Confiança 0 x 0 Londrina 
Londrina 1 x 0 Confiança  

2016

Botafogo-SP 0 x 0 ABC 
ABC 1 x 0 Botafogo-SP 

Botafogo-PB 0 x 0 Boa Esporte 
Boa Esporte 1 x 0 Botafogo-PB 

Juventude 0 x 0 Fortaleza 
Fortaleza 1 x 1 Juventude