Náutico

NÁUTICO

Com longa preparação, fisiologia tem otimismo no 'principal desafio' para começo de 2020

De acordo com Bruno Simões, os quase 50 dias de pré-temporada darão suporte para os atletas iniciarem o ano na 'mais alta performance'

postado em 14/12/2019 13:00 / atualizado em 14/12/2019 14:56

(Foto: Léo Lemos/ CNC)
Do primeiro dia de pré-temporada do Náutico, em 3 de dezembro, até a estreia em 2020, em 19 de janeiro, serão 47 dias. Período de preparação, aliás, que pode ser considerado um luxo para os padrões do futebol brasileiro - justificado pelo término da Série C, competição que Timbu sagrou-se campeão, ter sido no começo de outubro.

Desta forma, com esta margem para treinamento, o departamento de fisiologia acredita que o Timbu deve superar o 'principal desafio' para o início do próximo ano, que é ter o elenco em plenamente em forma para enfrentar o Sport, nos Aflitos, no primeiro jogo do Campeonato Pernambucano.

Segundo Bruno Simões, fisiologista do clube, o tempo serve para o clube trabalhar individualmente as cargas de exercício para cada jogador, uma vez que a reapresentação após férias apresenta desníveis físicos de um atleta para o outro.

"Temos um período bom para treinar, desenvolver as capacidades. E o mais interessante é que a gente consegue ponderar jogador por jogador e dar a dosagem ideal em cima de cada semana (de preparação). Quando a pré-temporada é curta, os jogadores chegam de forma heterogênea e tentamos capacitá-los em pouco tempo. Alguns desenvolvem essa capacidade, (mas) outros (ficam) mais atrás", explica.

"Então 50 dias dá para fazer uma avaliação diagnóstica, prescrever treino, reavaliá-los e (até, caso precise) fazer uma modificação na prescrição".

No primeiro mês de temporada, aliás, o Timbu terá uma longa maratona de jogos. Afinal, entrará em campo nove vezes em 26 dias. E, nos bastidores, o clube já sabe que, por conta de jogos da Copa do Brasil, terá que realizar jogos em menos de 24 horas. 

“Esse é o nosso principal desafio. A gente pretende deixar o plantel de forma otimizada nas capacidades importantes para as práticas. Nossa pretensão é que no final da pré-temporada tudo esteja dentro dos conformes".

As declarações de Bruno, claro, referem-se aos atletas que estão no clube desde o início da pré-temporada. Levando em consideração apenas esses, um possível time do Náutico teria: Jefferson; Hereda, Diego Silva, Fernando Lombardi, Wilian Simões; Josa, Jhonnatan, Jean Carlos; Thiago (Álvaro), Salatiel Jr e Matheus Carvalho.

"Agora, claro, chegando atleta em janeiro, no meio (da preparação), vamos tentar reorganizar a programação. Mas os que estão desde o dia 3 subentende-se que eles já estarão, se tudo correr bem, na mais alta performance", concluiu.