Náutico

NÁUTICO

Técnico vê jogo controlado no começo, analisa substituições e aprova amistoso do Náutico

Na etapa inicial, Timbu teve o jogo sob controle, segundo o comandante; já na etapa complementar, por conta das trocas, a equipe potiguar foi superior

postado em 22/12/2019 19:10

(Foto: Léo Lemos/ CNC)
O técnico Gilmar Dal Pozzo aprovou o primeiro teste do Náutico visando 2020. Mesmo empatando em 1 a 1 diante do ABC nos Aflitos, o treinador explicou que amistoso é para ser, de fato, testado - com direito a muitas substituições, mas sem a perda do ‘envolvimento’ com a partida. Para ele, foram jogos de tempos distintos. No primeiro, com o time-base, o Timbu foi melhor e conseguiu ter o controle. Na etapa complementar, com as mudanças, a equipe potiguar se sobressaiu. 

“Gostei do amistoso. Amistoso é para início, gradativo. No meio de semana (no jogo-treino ante o CSP-PB) estivemos um pouco abaixo no nível de exigência do adversário. Hoje foi um adversário bem postado na marcação. E aí foi onde nós tivemos problemas na criação porque o adversário tem méritos, uma marcação muito forte, linhas baixas. E no primeiro tempo a gente conseguiu envolver o adversário principalmente pelos lados do campo com Salatiel pelo lado direito e Bryan, além de Matheus vindo por dentro”, avaliou. 

“Desse outro lado (esquerdo) com Jean ajudando (caindo pelo setor), Álvaro e a passagem de (Wilian) Simões. Um jogo equilibrado com os volantes atrás da linha da bola, controlado no primeiro tempo. Depois dos 15 ou 20 minutos a gente teve um controle melhor, criou mais. E o ABC foi aquela bola parada na trave (aos 42 minutos, na melhor chance potiguar). Um jogo sem muitas oportunidades de gol, mas controlado”.

No segundo tempo, o comandante alvirrubro promoveu nove trocas, sendo seis antes dos 22 minutos de jogo. Assim, avaliou que por tantas mudanças, a equipe potiguar cresceu no confronto - dos que iniciaram o jogo pelo time alvirrubro, apenas os zagueiros Rafael Ribeiro e Fernando Lombardi não foram trocados. 

“No segundo tempo a gente voltou, fez o gol em uma jogada bem trabalhada, forte, característica da nossa equipe. E depois fomos mudando. E quanto faz muitas mudanças perde-se a característica do jogo, mudam os jogadores. Eles (os atletas) entram e até ter o aquecimento, ritmo do jogo (demora). Quando é um atleta ou dois, tudo bem. Mas quando muda muito, o ritmo é acelerado e demoram a entrar nesse ritmo. O ABC foi melhor e conseguiu o gol do empate. Mas fiquei satisfeito pelo envolvimento como sempre dos atletas. E é amistoso é justamente para isso, para a partir da semana que vem em janeiro começar a fazer ajustes”, finalizou.

Agora, o Timbu entra em um recesso de quatro dias, retornando aos treinamentos no dia 27 de dezembro. Até a estreia oficial em 2020, contra o Sport, no dia 19 de janeiro, o Náutico tem dois amistosos marcados e ambos contra o Treze-PB, nos dias 8 e 12.