Náutico

NÁUTICO

Náutico enfrenta efetivo Fortaleza, perde por 3 a 0 e desperdiça chance de classificação

Gols do Tricolor foram marcados por David, Yuri e Bruno Melo

postado em 14/03/2020 19:49 / atualizado em 14/03/2020 20:02

(Foto: Caio Falcão/CNC)
No último jogo com torcida no futebol pernambucano até segunda ordem, uma vez que as medidas de contenção à pandemia do Covid-19 chega neste domingo aos estádios locais, o Náutico recebeu o Fortaleza pela sétima rodada da Copa do Nordeste. Precisando apenas de uma vitória para garantir a classificação antecipada às quartas de final do torneio, o Timbu tropeçou e saiu de campo com uma derrota por 3 a 0 para um efetivo Tricolor de Aço, ainda que tendo o domínio de boa parte do jogo. O gols foram marcados por David, Yuri César e Bruno Melo.

A chance da classificação antecipada foi, pela segunda vez seguida, desperdiçada pelo Timbu, que vem de empate em 2 a 2 com o Retrô, em um jogo que levou sua definição sobre o Campeonato Pernambucano para a última rodada.

Com o resultado, o Fortaleza está na segunda fase da Copa do Nordeste e na liderança do Grupo A do torneio. O Náutico, por sua vez, se manteve em segundo, podendo cair à quarta posição ainda nesta rodada. Se o Ceará perder para o Sport no jogo do domingo, o Timbu dependerá apenas de um empate contra o Bahia, fora, no próximo sábado, para chegar à classificação. No mesmo dia, o Fortaleza encerra o ciclo recebendo o América de Natal. Todos os jogos da rodada estão previstos para as 16h.

O JOGO
 
A partida já começou em alta velocidade. O Náutico já conseguiu chegar bem ao ataque nos primeiros cinco minutos, mas, ainda em uma das primeiras subidas, Jean Carlos cobrou falta perigosa na barreira e David arrancou pela esquerda, entrou na área, mas, no último momento, foi interrompido por Hereda, em grande recuperação.

O Náutico não encontrava grandes empecilhos para chegar ao ataque e criava jogadas pelos dois lados e pelo meio, criando uma série de jogadas com Erick Daltro, Jean Carlos e até Fernando Lombardi. As principais chances, porém, vinham de Erick. Atuando na ponta esquerda, o jovem melhorou seu rendimento no esquema ofensivo alvirrubro. O Leão, por outro lado, apostava em suas ferinas jogadas incrivelmente velozes, mas apresentava dificuldade na recomposição e na concretização, desperdiçando oportunidades. 

Depois dos 30 minutos, porém, o Fortaleza entrou no jogo. Na primeira chance, em cobrança de escanteio, Quintero escapou da marcação de Jean Carlos e bateu colocado ao lado do gol. Dois minutos depois, porém, na ligação direta, Ederson desviou para David, que partiu das costas de Fernando Lombardi, driblou Jefferson e bateu para o gol livre para abrir o placar.

A velocidade de David, inclusive, foi uma das poucas boas armas apresentadas pelo Fortaleza ao longo do primeiro tempo. E depois do gol, saído dessa jogada, a partida teve mais alguns minutos de equilíbrio, mas logo voltou a apresentar domínio alvirrubro frente às más sucedidas buscas de jogadas diretas e velocidade no Fortaleza. Em um sprint final, o Náutico ainda teve uma pequena sequência de chances, que, ao fim, só aumentou a estrela de Felipe Alves, salvando o Fortaleza seguidamente.

SEGUNDO TEMPO
 
A etapa final começou como a inicial. O Náutico apresentando domínio ofensivo foi em busca do seu gol e já partiu tirando fôlego da torcida, com uma boa jogada que Hereda, que encontrou Erick, para bater bem, em cima de Felipe Alves. O Fortaleza, porém, com vantagem no placar e se garantindo matematicamente na segunda fase do Regional, diminuiu o ritmo de jogo e começou a “respirar”. 

Taticamente, as duas equipes tiveram mudanças nesta segunda etapa. No Náutico, Erick voltou a jogar no lado direito, enquanto Jefferson Nem foi deslocado para a esquerda, até ser substituído por Jorge Henrique, aos 20 minutos. No Fortaleza, o atacante Ederson deixou o campo para a entrada do meia Marlon, enquanto o atacante David, escape do time cearense, foi substituído por Yuri César.

Desse, inclusive, saiu o segundo gol tricolor. Yuri César recebeu um lançamento de Romarinho na direita e ganhou da defesa alvirrubra, desfalcada de Erick Daltro, que sentiu no início da jogada. Cara a cara com Jefferson, o jovem atacante bateu alto para marcar o segundo. Não sendo pouco, outra assistência de Romarinho gerou uma bola para Bruno Melo, dentro da área, dar um toque e encobrir Jefferson para transformar a vitória em goleada. 

Finalizando mais, mas falhando na efetividade, o Náutico já não apresentava domínio na reta final da partida. O Fortaleza, apesar da grande vantagem, manteve sabendo se aproveitar das jogadas para chegar ao ataque, até com mais frequência que em outras oportunidades. O Náutico ainda tentou diminuir o placar, mas a partida não teve maiores novidades.

FICHA DO JOGO
 
Náutico 0
Jefferson; Hereda, Fernando Lombardi, Rafael Ribeiro e Erick Daltro (Willian Simões); Luanderson, Jhonnatan e Jean Carlos; Erick, Jefferson Nem (Jorge Henrique) e Salatiel Júnior (Júlio). Técnico: Lucianinho (interino)

Fortaleza 3
Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Paulão e Bruno Melo; Juninho e Felipe (Derley); David (Yuri César), Romarinho, Ederson (Marlon) e Osvaldo. Técnico: Rogério Ceni

Local: Estádio dos Aflitos, no Recife
Árbitro: Mayron Frederico dos Reis Novais
Assistentes: Antonio Fernando de Sousa Santos e Elson Araujo da Silva
Gols: David, Yuri César e Bruno Melo (FOR)
Cartões Amarelos: Fernando Lombardi (NAU), Paulão, Felipe, Bruno Melo, Felipe Alves, Gabriel Dias (FOR)
Público: 4.415 pessoas
Renda: R$ 59.084