Volta por cima

Yerien veio para o Brasil de forma ilegal e quer fazer história no Salgueiro

Nigeriano, que passou fome no país, quer fazer história no Salgueiro

postado em 22/01/2013 09:07 / atualizado em 22/01/2013 16:21

Rodolfo Bourbon /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A.Press
O gol marcado aos 32 minutos do segundo tempo do duelo contra o ASA, último sábado, não selou apenas uma vitória ao Salgueiro. Foram várias. A vitória contra a fome. A vitória contra a ilegalidade. A vitória contra o preconceito. A vitória de quem cruza o Oceano Atlântico em busca de sonhos. A vitória de Yerien Richmind Esukusiede. Os três pontos, as apostas do clube sertanejo e o estado de graça com a torcida são resultados de uma trajetória de castigo e suor, iniciada há três anos, quando saiu da Nigéria e veio ao Brasil sem documento, sem lenço e sem lágrima. Só a cara, a coragem e a intensa vontade de ser jogador de futebol. “A minha história é difícil. Mas, graças a Deus, o Salgueiro está cuidando de mim. E eu não vou decepcionar”, prometeu o meio-campista de 20 anos, em bom português.

Yerien deixou a cidade de Lagos – a maior do país africano, com quase oito milhões de habitantes – aos 17 anos, em 2008. Veio acompanhado de um amigo, chamado Eduardo, “o meu pai aqui no Brasil”, como gosta de frisar o atleta. “Ele sempre vem comprar coisas aqui para vender na Nigéria. Daí, surgiu a oportunidade. Ele voltou. Mas eu tive coragem de ficar só”, explicou. O primeiro destino foi Fortaleza. Uma ingrata recepção. “Eu fiquei dois anos e pouco sem condições de jogar, sem documento, como ilegal. Passei fome. Foi um tempo de muitas dificuldades”, desabafou.

O meia superou as adversidades e peregrinou país adentro. Passou por categorias amadoras, como o time B do Palmeiras, onde conheceu o técnico Luiz Felipe Scolari e já foi alvo de chacotas de atletas como Valdívia, por aparentar uma idade mais elevada. O contrato profissional surgiu em 2012, com o Treze. O jogador disputou o Campeonato Paraibano e chamou a atenção dos dirigentes do Salgueiro. Tentou se inscrever na Série C pelo Carcará, mas não conseguiu ser regularizado a tempo.

A estreia do meia foi justamente sábado, contra o ASA. Primeiro jogo oficial, primeiro gol. E detalhe: o atleta só jogou os 45 minutos finais da partida. O técnico Marcelo Chamusca é só elogios. “Yerien vem se destacando nos treinos. É um jogador rápido, de muita força. A nossa aposta para a temporada”, enalteceu, antes de citar outro fator positivo para a evolução do jogador. “Ele se comunica muito bem, já sabe falar português. Vez por outra, quando é preciso, a gente conversa em inglês.” Independentemente da língua ou do dialeto, Yerien domina muito bem o idioma da bola, uma comunicação universal.

Perfil

YERIEN
Yerien Richmind Esukusiede

Posição    meia
Idade    20 anos
Naturalidade    Lagos (Nigéria)
Altura    1,69 metro
Último clube     Treze-PB

Trajeto total  
  11.383 km

Lagos (Nigéria)    Fortaleza (5.096 km)
Fortaleza    São Paulo (3.127 km)
São Paulo    Campina Grande (2.700 km)
Campina Grande    Salgueiro (460 km)