Sport

VIOLÊNCIA NO FUTEBOL

Após buscas, polícia prende mais dois integrantes da Torcida Jovem do Sport em São Paulo

Henrique Marques Ferreira e Josué Joaquim do Nascimento Filho estavam foragidos

postado em 09/09/2014 10:43 / atualizado em 09/09/2014 14:24

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Jaqueline Maia/DP/D.A Press
Dando sequência à operação conjunta entre as Polícias Civil de Pernambuco e São Paulo, mais dois integrantes da Torcida Jovem do Sport foram presos em São Paulo, na manhã desta terça-feira. Os oficiais fizeram buscas pelo interior da capital paulista durante a madrugada desta terça, mas encontraram Henrique Marques Ferreira e Josué Joaquim do Nascimento Filho, conhecido Bauá, na capital paulista. Junto com Lázaro Rodrigues, um dos diretores da facção preso no jogo do último domingo, contra o São Paulo, os três serão encaminhados para o Recife. Todos são acusados vandalismo ao patrimônio público, atos de violência e associação para o crime. No processo, os últimos mandados de prisão foram expedidos pela Justiça no dia 5 de setembro.

O delegado José Silvestre, da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil de Pernambuco (CORE), conseguiu organizar a documentação para trazer os presos de volta ao Recife. Eles chegam na noite desta terça-feira na capital pernambucana.

A prisão dos três uniformizados faz parte de uma ação da polícia para inibir crimes ligados ao futebol no estado, atingindo diretamente três integrantes representativos de uma das maiores uniformizadas. Henrique Marques Ferreira é o atual vice-presidente da organizada. Já Joaquim Nascimento Filho é um dos fundadores da Torcida Jovem. Preso no último domingo, Lázaro Rodrigues, conhecido como Lala, também faz parte da diretoria. Neste mesmo processo, a Justiça envolve 14 pessoas, sendo da Torcida Fanáutico e o restante da Torcida Jovem.

A operação da Polícia Civil, chamada de Gol de Placa, está em curso desde maio. No dia 23 do mês, Wallace Santos Duarte, 23 anos, e David Marcos Custódio de Lira, 24 anos, integrantes da Fanáutico, foram levados à sede do Core (Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil). Foram presos e agora respondem o processo em liberdade. Na ocasião, a polícia já seguia em busca dos três uniformizados da Torcida Jovem presos. De acordo com os mandados, ainda está em busca de Mário de Azevedo Santos Júnior, o Marinho. 

Investigação
Todos os suspeitos estavam sendo investigados desde o ano passado. O inquérito teve como ponto de partida a briga ocorrida na Rua da União, na Boa Vista, entre as facções Jovem e Fanáutico, em julho de 2013. Todos estariam envolvidos na confusão.