Sport

SPORT

Para Matheus Ferraz, grama sintética é segredo da boa campanha do Atlético-PR como mandante

Zagueiro do Sport atribuiu parte da boa campanha desempenhada pelo adversário do próximo domingo ao fato de atuar em gramado artificial na Arena da Baixada

postado em 18/11/2016 09:00 / atualizado em 18/11/2016 09:55



Williams Aguiar/Sport Club do Recife
Além de ter pela frente no próximo domingo o Atlético-PR, melhor mandante do Campeonato Brasileiro, o Sport terá um desafio extra para tentar se recuperar da derrota sofrida para o Cruzeiro, em plena Ilha do Retiro. Afinal, os leoninos precisarão se adaptar ao gramado sintético da Arena da Baixada, que na opinião do zagueiro Matheus Ferraz vem tendo influência direta nos 86,3% de aproveitamento do Furacão no estádio. Em 17 partidas como mandante, foram 14 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com 25 gols marcados e somente seis sofridos em casa pelos paranaenses.

Curiosamente, o Atlético-PR tem uma das piores campanhas como visitante neste Brasileiro, com os mesmos 14,8% de rendimento, por exemplo, do Santa Cruz, já garantido na Série B em 2017. Apenas o também já rebaixado América-MG (7,84%) e o quase eliminado Figueirense (13,7%) conseguem ter um aproveitamento pior fora dos seus domínios.   

"Já joguei em grama sintética, mas não foi em um jogo oficial. Creio que a da Arena da Baixada seja um pouco diferente. Mas normalmente nesse tipo de piso a bola corre um pouco mais do que o normal. Acho esse grande aproveitamento do Atlético como mandante também se deve a isso. Os times estão indo lá e não estão se adaptando ao gramado e o Atlético já conhecendo alguns obstáculos, como a velocidade da bola ou o fato da bola parar mais em alguns lados, leva vantagem", pontuou o defensor leonino. 

No entanto, o zagueiro também acredita que há maneiras de se superar a diferença em jogar em um gramado artificial. "Estamos preparados para todas as situações. Podemos chegar um pouco antes e aquecer no campo já para pegar esse ritmo do toque de bola. E se prevalecer a nossa determinação e a vontade de marcação, fechando bem as duas linhas defensivas e saindo com velocidade, temos boas chances de obter um grande resultado", destacou. 

Para Ferraz, a melhor campanha como mandante do Furacão também não assusta. "Não estamos pensando no aproveitamento que eles têm em casa e sim no que podemos fazer lá para garantir essa vitória e a permanência de vez na Série A. Essa é a hora de suar sangue", finalizou.