Sport

SPORT

Sofrendo gols no primeiro e último lances, Sport cede empate e frustra noite dedicada a Leonardo

Leão vencia o time piauiense e deixava encaminhada classificação para as quartas de final, mas vacila no fim e fica no 2 a 2 em partida válida pelo Nordestão

postado em 03/03/2016 22:00 / atualizado em 04/03/2016 07:37

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Um uma noite que tinha tudo para ser apenas de homenagens para o ídolo Leonardo, morto na última terça-feira, aos 41 anos. Porém, faltou ao Sport ter um Leonardo em campo. Com um gol sofrido no primeiro e no último lance da partida, o rubro-negro ficou apenas no empate por 2 a 2 com o River-PI, nesta quinta-feria, na Ilha do Retiro e saiu de campo vaiado pela torcida. Apesar do resultado, o Leão segue na liderança do Grupo D, com oito pontos e agora se prepara para encarar o Náutico, domingo, na Arena Pernambuco, pelo Campeonato Pernambucano.

Com boa parte dos titulares em campo, mas sem Rithely vetado devido a uma pancada no joelho, o técnico Paulo Roberto Falcão optou por manter a estrutura clássica da equipe na atual temporada, com Neto Moura herdando a vaga em aberto, e o garoto Wallace atuando como referência na área na vaga de Túlio de Melo, também se recuperando de dores no joelho. Nas pontas, Lenis pela esquerda e Everton Felipe, na direita.

Porém, mal deu para os jogadores se posicionarem em campo. Logo aos 50 segundos, com muitos torcedores ainda do lado de fora da Ilha, o River inaugurou o placar na Ilha. Após vacilo da defesa do Leão, André Beleza (ex-Náutico) girou dentro da área e chutou sem defesa para Danilo Fernandes.

Ricardo Fernandes/DP
Talvez, mais surpreendente do que o gol antes do primeiro minuto foi a postura dos piauienses no começo da partida. Mesmo com a vantagem no marcador, os visitantes não ficaram a espera do Sport e quando tinha a posse de bola, foram para cima. Do lado rubro-negro, o gol relâmpago também assustou, com a equipe errando muitos passes. Assim, o River foi melhor nos dez minutos iniciais.

Porém, aos poucos, os donos da casa passaram a colocar a bola no chão. Com Everton Felipe se movimentando muito pela direita, invariavelmente era quase sempre o procurado pelos volantes para o avanço ofensivo. O problema é que apesar da voluntariedade, pouco produziu. Lenis, pela esquerda, participou bem menos do primeiro tempo. Mas foi bem mais efetivo, com duas boas finalizações.

O empate, no entanto, sairia pelo meio. E com um golaço, aos 37 minutos. Até então apagado no jogo, Neto Moura acertou uma bomba de fora da área, sem qualquer chance de defesa. Com a igualdade, o jogo passou a ser o que se esperava,, com os rubro-negros dominando. E a virada, a essa altura já justa antes do intervalo, só não saiu por capricho, com a bola tirando tinta da trave piauiense em finalização de Durval, no último lance do primeiro tempo.

Segundo tempo
No retorno para a etapa final, Falcão não fez nenhuma substituição. O que não quer dizer, que o Sport voltou da mesma forma. Como já fez em outras oportunidades, o técnico inverteu o posicionamento de Lenis e Everton Felipe, invertendo os lados de campo de ambos. A essa altura, a postura ousada do River, procurando encarar o time pernambucano de igual para igual já era coisa do passado. Com os piauienses retrancados, o Leão, apesar da maior posse de bola, passou a ter dificuldade para criar chances..

Com 15 minutos, Falcão tirou Everton Felipe e pôs Fábio, outro garoto, para tentar furar o bloqueio dos visitantes. Com isso, Lenis voltou a atuar pela esquerda. E foi com uma jogada pela esquerda, mas com Fábio, que o Sport começou a construir a virada. Ao tentar cortar um cruzamento do prata da casa, Rafael Araújo cortou com o braço dentro da área. Pênalti claro.

Com a benção da camisa sete de Leonardo, Lenis chamou a responsabilidade e cobrou com categoria, tirando Naylon da foto. Na comemoração, a torcida pediu licença ao colombiano para gritar mais uma vez na noite o nome de Leonardo. O colombiano, com certeza, não ficou chateado.

Após a virada, o Sport ainda teve outras chances de sacramentar a vitória, mas quando não se esperava mais nada da partida, uma falha imperdoável. No último lance da partida, o River cobrou falta na área, em um lance pastelão, Fabinho tentou dominar de coxa na pequena área, mas deixou escapar. Danilo Fernandes tirou no chutão, mas bola explodiu em Paulo Paraíba e entrou.

Leonardo merecia algo melhor.


Ficha do jogo

Sport 2

Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Luiz Antônio (Henriquez), Serginho, Neto Moura, Everton Felipe (Fábio) e Lenis; Wallace (Ronaldo). Técnico: Paulo Roberto Falcão.

River 2
Naylon; Toti, Paulo Paraíba, Rafael Araújo e Jádson (Marquinhos); Amarildo, Rogério, André Beleza e Esquerdinha (Thiago Silva); Vanderlei e Thiago Dias (Fabinho). Técnico: Capitão (interino)

Local: ILha do Retiro. Árbitro: Gleidson Santos (BA). Assistentes: Marcos Welb Rocha e Jucimar Dias (ambos da BA). Gols: André Beleza (aos 50s do 1º) e Neto Moura (37 min do 1°) e Lenis (22 min do 2). Cartões amarelos: Matheus Ferraz, Lenis (S)  e Thiago Dias, Rafael Araújo ( R). Público: 6.945. Renda: R$: 95.581, 34. 
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/03/03/1501/20160303213008692442i.jpg', 'id_content': 3254389L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/sport/2016/03/03/galeria_sport,1501/fotos-sport-2-x-2-river-pi.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Sport 2 x 2 River-PI', 'id_pk': 1501L, 'id_conteudo': 3254389L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Sport 2 x 2 River-PI', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Le\xe3o vencia o time piauiense e deixava encaminhada classifica\xe7\xe3o para as quartas de final, mas vacila no fim e fica no empate ', 'schema': 'foto_12711703576'}