Futebol Nacional

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Clássico Matuto decide vaga no hexagonal do PE2016; América precisa de empate para passar

Central e Porto brigam pela classificação no grupo 1, enquanto o Mequinha é líder do grupo 2 e precisa de apenas um empate para se garantir no segundo turno

postado em 27/01/2016 09:05 / atualizado em 27/01/2016 12:47

Caio Wallerstein /Diario de Pernambuco

Hesíodo Goes/Esp DP - Central/ Divulgação
Hora de garantir calendário cheio na temporada. A última rodada do primeiro turno do Campeonato Pernambucano chega para acabar com as pretensões de título de seis clubes, que, ao final desta quarta-feira, terão apenas o esvaziado hexagonal da morte como consolo e encerrarão o ano futebolístico ainda em abril. Para os dois que conquistarem a classificação para o segundo turno, a chance de enfrentar os grandes da capital anima. A Série D estica o calendário de atividades e ainda traz a perspectiva de patrocínios e injeção de capital. Uma rodada que vale muito.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO

O grande confronto da rodada será em Caruaru. No Luiz Lacerda, Central e Porto (líder e vice-líder do grupo 1) disputam uma vaga no hexagonal final na partida que deve ter o recorde de público do primeiro turno - superando as 1.607 pessoas de Central x Belo Jardim, pela segunda rodada. De cada lado, um jogador de renome: o Central traz Araújo, contratação de peso e autor de dois gols na competição. Já o Porto conta com o atacante Joelson, vice-artilheiro do Estadual de 2013 e com passagens por Náutico, Santa Cruz e Sport.

O técnico do Gavião, Pedro Manta, ressaltou o caráter decisivo da partida: “Além de dar a vaga na elite do estado, ainda vale dois anos de calendário para o Porto. É uma briga por dois anos de Campeonato Brasileiro. Rotulo como um jogo de vida ou morte para ambos os times”, colocou. O Atlético-PE, terceiro colocado, corre por fora. Para passar, precisa vencer por mais de dois gols de diferença e torcer por um empate no clássico caruaruense.

No grupo 2, a partida que deve decidir o destino dos clubes acontece no Joaquim Britto. O já eliminado Pesqueira recebe o líder América, que, com 11 pontos - três a mais do que o segundo colocado, Serra Talhada -, só precisa de um empate para passar. A equipe de Carlinhos Bala - que começa mais uma vez no banco de reservas - ainda não perdeu na competição.

“Vamos com o mesmo sentimento de todas as outras partidas. Desde o início, encaramos cada jogo como uma decisão. E sabíamos que a vaga só sairia na última rodada. Estamos focados e respeitando o Pesqueira, que tem uma equipe estruturada. A classificação representa um salto positivo para nós, profissionais do América”, confia o técnico do Mequinha, Charles Muniz.

{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/01/27/1451/20160127105433201959o.JPG', 'id_content': 3243784L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/futebol-nacional/2016/01/27/galeria_futebol_nacional,1451/primeiro-turno-do-campeonato-pernambucano-chega-a-sua-ultima-rodada.shtml', 'titulo_destaque': 'Primeiro turno do Campeonato Pernambucano chega \xe0 sua \xfaltima rodada', 'id_pk': 1451L, 'id_conteudo': 3243784L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Primeiro turno do Campeonato Pernambucano chega \xe0 sua \xfaltima rodada', 'id_treeapp': 35, 'descricao_destaque': 'Central, Porto e Atl\xe9tico-PE brigam por vaga no grupo 1. Am\xe9rica \xe9 l\xedder do grupo 2 e precisa de empate para passar e eliminar o segundo colocado, o Serra Talhada', 'schema': 'foto_12711703576'}