Náutico

NÁUTICO

Sem poder ofensivo, Náutico falha mais uma vez fora de casa e é derrotado por 1 a 0 pelo Ceará

Timbu chegou a criar oportunidades, mas não conseguiu converter em gol

postado em 07/09/2015 20:58 / atualizado em 07/09/2015 21:46

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

 LC MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
O Náutico pagou o preço pela falta de competência ofensiva. Faltou calma para finalizar quando esteve frente a frente ao gol de Luis Carlos. Faltou alguém que assumisse a responsabilidade de carregar a bola quando fosse necessário. Contudo, o que realmente faltou foi competência para realizar trocas de passe para dominar a fraca equipe do Ceará. O resultado foi a oitava derrota na competição após ver o Ceará vencer por 1 a 0 através de um gol despretensioso.

O Náutico entrou em campo repetindo a tática da 18ª rodada, quando enfrentou o Bahia. Naquela partida, também disputada fora de casa, Lisca escalou a equipe com três zagueiros e formou uma linha de cinco defensores quando não tinha a posse de bola. A grande diferença é que quando o Timbu dominava a bola, não saia tão afobado e em poucos instantes o time estava quase todo no campo adversário. Apenas os zagueiros se posicionavam antes da linha de meio de campo. 
 
A tática de pressionar a saída de bola começou a dar certo e aos 10 minutos Douglas teve a chance de gol mais clara da primeira etapa. O atacante recebeu grande passe de Hiltinho, mas chutou por cima do gol de Luis Carlos. O Timbu deu sequência às tentativas e em dois minutos teve mais duas chances de abrir o placar. Marino em um chute sem ângulo, aos 15 minutos e Hiltinho carimbou a trave do Ceará, aos 17 minutos.
 
A partir daí o Ceará começou a responder. Mazola foi o primeiro a levar perigo ao gol alvirrubro, mas foi Rafael Costa que levou mais perigo a Júlio César. O goleiro alvirrubro teve que fazer duas grandes defesas em finalizações de Rafael e o atacante ainda teve mais duas oportunidades de abrir o placar na primeira etapa, mas colocou ambas para fora. Os primeiros 45 minutos terminaram com a sensação de que o empate até foi justo, mas que os gols poderiam ter acontecido.
 
Segundo tempo
A tática com três defensores não foi mantida por muito tempo. Fabiano Eller sentiu a parte posterior da coxa e Lisca decidiu mudar o esquema. Até poderia ter mantido os três zagueiros caso colocasse Elivélton na partida. Porém, preferiu escalar Rogerinho no lugar do zagueiro.
 
O jogo ficou mais aberto, mas os times erravam muitos passes e o primeiro lance de perigo veio em chute de fora da área de Júlio César, mas o goleiro timbu fez grande defesa. Cinco minutos depois, Rafael Costa também experimentou e Júlio César fez outra grande defesa.

Lisca tentou mudar mais uma vez. Colocou Bérgson e Gil Mineiro em campo para tentar algo diferente, já que Patrick Vieira cansou e Hiltinho errava muito quando tentava algo ofensivamente. A qualidade das equipes se refletiu em campo e os passes errados dominaram o segundo tempo. Porém, a sorte parece não estar do lado alvirrubro.

Em um cruzamento despretensioso, Vinícius escorou para o meio da área e Rafael Costa marcou seu quinto gol na Série B. O Náutico teve que sair para o jogo, mas não conseguiu responder. Amargou sua oitava derrota na Série B e pode acabar a rodada na nona posição dependendo dos resultados, inclusive sendo ultrapassado pelo rival Santa Cruz.
 
Ficha do Jogo
 
Ceará
Luis Carlos; Tiago Cametá, Sandro, Thiago Carvalho e Vitor Luis; Carlão, Guilherme Andrade, Júlio César (Vinícius, aos 24’ do 2ºT) e Wescley (Alex Amado, aos 14’ do 2ºT); Mazola (Bernardo, aos 31’ do 2ºT) e Rafael Costa. Técnico: Marcelo Cabo.
 
Náutico
Júlio César; Lucas Farias, Rafael Pereira, Ronaldo Alves, Fabiano Eller (Rogerinho, no intervalo) e Gaston; João Ananias, Marino e Hiltinho (Gil Mineiro, aos 20’ do 2ºT); Douglas e Patrick Vieira (Bérgson, aos 16’ do 2ºT). Técnico: Lisca.
 
Estádio: Arena Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Adriano Milczvski (PR)
Assistentes: Jesma Benedito Miranda de Paula e Leone Carvalho Rocha (Ambos de Goiás)
Gols: Rafael Costa (aos 34’ do 2ºT)
Cartões amarelos: Luis Carlos, Charles, Carlão e Mazola (CEA); Patrick Vieira e Marino (NAU)