Náutico

NÁUTICO

Sem estádio na Série B é "chato", mas não deve prejudicar o Náutico, dizem os jogadores

Atletas aproveitam proximidade do Arruda para convocar a torcida para o sábado

postado em 16/06/2016 09:03 / atualizado em 16/06/2016 13:29

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Peu Ricardo/Esp DP
Apenas quatro equipes têm 100% de aproveitamento como mandante na atual edição da Série B do Campeonato Brasileiro. O Náutico é um deles, ao lado de Vasco, Criciúma e Atlético-GO. O Timbu, inclusive, foi o mandante que mais marcou gols (são 15), embora tenha jogado uma partida a menos que o Tigre. Ou seja, em seus domínios, os alvirrubros têm sido soberanos. No próximo sábado, o Náutico volta a jogar em “casa”. Boa oportunidade para reencontrar o caminho da vitória. Mas as aspas em “casa” não são por acaso. Sem acordo com o Governo do Estado para mandar o confronto com o Bragantino na Arena Pernambuco, o Alvirrubro vai levar a partida válida pela 10ª rodada da segundona para o campo do rival Santa Cruz. Uma situação “chata”, segundo o volante Maylson. Mas que os atletas timbus dizem que não deva afetar o rendimento do time dentro das quatro linhas.

A relação do Náutico com a Arena Pernambuco nunca foi harmônica. Desde o início, parte da torcida desejava o retorno aos Aflitos. Presos a um longo contrato - e sob a alegação de que seriam devedores de uma pesada multa caso rompessem o acordo -, os alvirrubros alimentavam o retorno à casa como um sonho. Apesar deste anseio do torcedor, o time começou a encaixar no estádio de São Lourenço da Mata. Em 2015, na Série B, teve a terceira melhor campanha como mandante, com 77,2% de aproveitamento. E este ano, além dos 100%, a equipe vinha de duas goleadas em quatro jogos - 5 a 0 sobre o Sampaio Corrêa e 5 a 1 sobre o Paraná.

Por ironia, quando o Náutico vivia seu melhor momento na Arena, veio o rompimento do Governo do Estado com o consórcio que geria o estádio, que libertou o clube de seu contrato. Porém, o Timbu não tem como voltar aos Aflitos, que precisa passar por reformas. Assim, o clube da Conselheiro Rosa e Silva já não tem mais um estádio fixo para mandar seus jogos, mesmo que não pudesse chamar de seu. “A gente já estava acostumado a jogar na Arena. Estava sendo um fator muito importante para a gente. A gente conseguiu os resultados positivos dentro de casa. Mas acredito que não vai mudar muito. Mas é uma situação chata sim”, opinou Maylson.

Para os jogadores alvirrubros, o fato de jogar frente ao Bragantino em um gramado diferente, não vai prejudicar o time. “O campo lá também é bom”, disse o volante. “O time da gente está bem fisicamente e independentemente do tipo do gramado que a gente jogue, eu tenho certeza que a gente vá jogar da melhor maneira possível”, acrescentou Joazi.

Como qualquer decisão a respeito do assunto foge completamente da alçada dos atletas, Maylson diz que resta ao elenco manter o foco. “Sabemos o que a gente quer, que é o acesso. É chato, mas não vai nos atrapalhar, porque todo mundo está com a cabeça no lugar.”

Convite à torcida
Um dos problemas da Arena Pernambuco é a distância e a péssima mobilidade até o estádio em São Lourenço. Fator reconhecido pelos atletas timbus na semana passada, quando diziam compreender as razões que afastavam a torcida do campo. Algo que não vai acontecer no Arruda, que é próximo ao centro do Recife e a poucos quilômetros dos Aflitos. Por isso, o elenco alvirrubro conta com o apoio do torcedor neste sábado, frente ao Bragantino. “O time da gente vem trabalhando bem, não importa qual seja o campo que a gente jogue, a gente vai jogar da mesma maneira. E com o apoio da nossa torcida, que sei que vai nos apoiar aonde a gente estiver, como já vem nos dando força”, disse Joazi. “A gente aproveita para convidar a torcida a comparecer, pois vai nos ajudar bastante”, complementou Maylson.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2015/11/16/1374/20151113173132429676u.jpg', 'id_content': 3213901L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/nautico/2015/11/16/galeria_nautico,1374/relembre-confrontos-historicos-do-nautico-como-mandante-no-arruda.shtml', 'titulo_destaque': 'Relembre confrontos hist\xf3ricos do N\xe1utico como mandante no est\xe1dio do Arruda', 'id_pk': 1374L, 'id_conteudo': 3213901L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Relembre confrontos hist\xf3ricos do N\xe1utico como mandante no Arruda', 'id_treeapp': 46, 'descricao_destaque': 'Timbu volta ao mesmo palco onde j\xe1 realizou grandes jogos neste s\xe1bado, quando receber\xe1 o Bragantino pela S\xe9rie B', 'schema': 'foto_12711703576'}