Náutico

NÁUTICO

Edno Melo confirma solicitação de torcida única para o clássico contra o Santa Cruz

Diretoria do Timbu já apontava para esta decisão desde a estreia da Copa do Nordeste, que foi marcada por confusões nos arredores dos Aflitos

postado em 05/02/2019 10:32 / atualizado em 05/02/2019 12:26

Júlio Jacobina/DP
Conforme haviam cogitado após as confusões registradas nos arredores dos Aflitos antes do jogo de estreia da Copa do Nordeste contra o Fortaleza no dia 16 de janeiro, a Diretoria do Náutico encaminhou pedido para que o clássico contra o Santa Cruz, que será realizado no próximo sábado, válido pela 4ª rodada do campeonato Regional tenha presença apenas de torcedores alvirrubros. A medida seria uma providência tomada pelos mandatários Timbus como forma de coibir a violência perto de seu estádio. 

Segundo o presidente do Náutico, Edno Melo, o pedido já foi protocolado junto aos órgãos responsáveis e o clube deverá ser informado se foi acolhido até a próxima quarta-feira. “O pedido foi feito ontem e protocolado junto a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e ao Batalhão de Choque. Agora, esperaremos para saber se será acatado.”

No caso do pedido ser acolhido pelo MPPE, o jogo que será realizado no próximo sábado, às 18h30, no estádio Eládio de Barros Carvalho, contaria apenas com a torcida do Náutico, clube que detém o mando de campo da partida. “Aguardaremos apenas a confirmação do MP, mas já temos o plano de ação definido para o jogo e recebermos apenas a nossa torcida”, confirmou Edno.  

Confira o requerimento abaixo:

Prezados Senhores,

Considerando:

1 - O notório, sequenciado e crescente conflito entre torcidas organizadas em Recife, com vítimas fatais;
2 - Que tais conflitos não são apenas entre específicas gangs organizadas nos clássicos entre Náutico, Sport e Santa Cruz, mas também quando aqui jogam outros Clubes do Brasil, em razão das associações com torcidas de outros Estados;
3- Que os conflitos põem em risco toda a coletividade, dentro e fora do Estádio, bem como o patrimônio do Clube;
4- Que apesar de existir determinação judicial, processo ajuizado pelo Ministério Público perante a 5 ,Vara Da Fazenda de Recife, para que não haja envolvimento de torcidas organizadas nos Clubes, tal medida não conseguiu seu efeito prático de retroceder a violência;

Requer:

1- Seja analisada a estratégia já deflagrada por outros Estados como São Paulo e Bahia, para que os clássicos sejam realizados com torcida única.
2 - Que se assim for decidido essa medida seja extensiva aos jogos do Náutico nos Aflitos também com outros Clubes do Brasil, analisado caso a caso , de acordo com os convênios/associações entre torcidas porventura existentes.
3- Que já incida tal regra a partir do próximo clássico, que é entre Náutico x Santa Cruz no próximo sábado nos Aflitos.

Sendo somente o que se apresenta para o momento, renovamos nossos préstimos de estima e consideração.

Atenciosamente,

Clube Náutico Capibaribe 
Evaldsson Edno Rosendo de Melo- Presidente 

O que motivou o pedido?

O jogo de reestreia do Náutico em partidas oficiais nos Aflitos foi marcado por confusões. Momentos antes do jogo em que o Timbu receberia o Fortaleza, pela 1ª rodada da Copa do Nordeste, facções organizadas entraram em confronto, protagonizando cenas de violência nos arredores do estádio. 
 
Buscando coibir novos casos de confrontos entre organizadas, a Diretoria do Náutico, no dia seguinte a partida contra o Fortaleza, anunciou que protocolaria o pedido de mando de jogo com torcida única para jogos da Copa do Nordeste, além dos clássicos estaduais contra Santa Cruz e Sport.