CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2020

Rivais nesta terça, Salgueiro é maior algoz do Santa Cruz no Pernambucano nesta década

Desde 2011, foram 10 derrotas da Cobra Coral para o Carcará no Estadual, número, inclusive, superior ao de vitórias

postado em 11/02/2020 13:00 / atualizado em 11/02/2020 11:01

(Foto: Ricardo Fernandes/DP Foto)
Rivais na final do Pernambucano de 2018, Santa Cruz e Salgueiro já podem alimentar uma rivalidade entre si. Entre jogos pelo Pernambucano, pela Série C e partidas amistosas, já são 39 confrontos entre os tricolores, sendo 28 deles disputados nesta década. É neste recorte, inclusive, que o Carcará se firma nos altos níveis do futebol pernambucano e se torna o clube que mais venceu o Santa Cruz no Estadual na década, com 10 vitórias.

O número de triunfos do clube sertanejo sobre os corais supera o número de vezes que os rivais Sport e Náutico conseguiram superar o Santa Cruz em jogos do Campeonato Pernambucano. Na década, foram oito vitórias leoninas e apenas quatro alvirrubras. Já o número de triunfos do Santa sobre o Salgueiro no Estadual é de apenas oito, desde 2011. Também ocorreram cinco empates entre os tricolores.

Na década, Santa e Salgueiro também se enfrentaram nas Séries C de 2012 e 2018, com uma vitória coral e três empates. Em um amistoso disputado em 2011, o Carcará se saiu vencedor. Meio a tantos confrontos, alguns tomam destaque, entre eles, o primeiro jogo do returno do Pernambucano de 2014, quando o Santa aplicou 7 a 0 no Carcará, com gols de Carlos Alberto, Flávio Caça-Rato (2), Éverton Sena e Léo Gamalho (3), naquela que é, até hoje, a maior goleada sofrida pelo Salgueiro.

Os confrontos do Pernambucano de 2015 também estão marcados na história. Após dois triunfos sertanejos na primeira fase do Estadual, os clubes se reencontraram na final, após o Santa superar o Central e o Salgueiro quebrar a sequência do Sport de oito anos consecutivos entre os dois melhores do Pernambucano. Na decisão, empate sem gols no Cornélio de Barros e vitória mínima do Santa Cruz no Arruda, com gol de Anderson Aquino.

Para o jogo desta terça-feira, o confronto vale a manutenção dos 100% de aproveitamento para o Santa Cruz no campeonato e a retomada da liderança do Estadual. Do outro lado, após um mau início de campeonato, o Salgueiro busca engrenar a terceira vitória consecutiva para entrar de vez na briga pelo G2.

HISTÓRICO GERAL

39 Jogos: 16 vitórias do Santa, 11 empates e 12 vitórias do Salgueiro
Santa Cruz: 50% de aproveitamento
Salgueiro: 40% de aproveitamento

HISTÓRICO DA DÉCADA (TODAS COMPETIÇÕES)

28 Jogos: 9 vitórias do Santa, 8 empates e 12 vitórias do Salgueiro
Santa Cruz: 42% de aproveitamento
Salgueiro: 49% de aproveitamento

HISTÓRICO DA DÉCADA (PERNAMBUCANO)

23 Jogos: 8 vitórias do Santa, 5 empates e 10 vitórias do Salgueiro
Santa Cruz: 42% de aproveitamento
Salgueiro: 51% de aproveitamento