Náutico

Polêmica

Procurador do STJD diz que Botafogo-PB pode ser excluído do Nordestão

De acordo com Paulo Schmitt, clube paraibano não pode se beneficiar por ação de terceiros contra decisão na esfera esportiva

postado em 26/01/2014 18:17 / atualizado em 26/01/2014 19:22

João de Andrade Neto /Esportes

O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, não escondeu a sua irritação ao tomar conhecimento do liminar concedida pela juíza Liliane Correia, do Tribunal de Justiça da Paraíba, cancelando o jogo entre Botafogo-PB e Náutico, que seria realizado nesta segunda-feira, em Goianinha (RN). A partida havia sido remarcada após o STJD interditar o estádio Almeidão por conta dos incidentes com torcedores ocorridos na primeira rodada do Nordestão, entre Botafogo e Sport. De acordo com Schmitt, o Botafogo-PB pode até mesmo ser excluído da Copa do Nordeste por conta disso.

Apesar da ação ter sido impetrada pelo vereador de João Pessoa, Renato Martins, o procurador-geral entende que o clube não pode tirar proveito da decisão obtida na Justiça Comum, indo de encontro a determinação do STJD. "Temos que acabar com isso. O STJD tomou uma decisão em benefício do torcedor, preocupado com a segurança dele. Um clube não pode continuar a tirar proveito de liminares obtidas na Justiça Comum contra decisões da Justiça Desportiva. Não importa se a ação foi movida por um torcedor. No meu entendimento, o Botafogo-PB pode até ser excluído da Copa do Nordeste", afirmou Schmitt.

Ainda de acordo com o procurador-geral, o STJD teve sua decisão de interditar o Almeidão baseada em laudos técnicos - informação que vai de encontro a decisão da Justiça da Paraíba, que alegou que a instituição não teria esses laudos. "Lógico que temos os laudos técnicos. Mas, mesmo sem eles, o STJD poderia tomar a decisão de interditar o estádio baseado nas imagens que vimos (na partida entre Botafogo-PB e Sport). Estamos preocupados com a segurança do torcedor", repetiu Schimmit. Por fim, o procurador afirmou que um recurso para derrubar a liminar cabe apenas à CBF.