RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (0) Comentários
  • Votação:

Despedida

Maior goleada do futebol pernambucano aconteceu nos Aflitos

Em 1945, Náutico aplicou uma sonora goleada de 21 a 3 no Flamengo de Recife

Emanuel Leite Jr. - Especial para o Diario

Publicação:

02/06/2013 08:00

 

Atualização:

31/05/2013 16:05

Equipe do Alvirrubro em 1945 (Carlos Celso)
Equipe do Alvirrubro em 1945
Do trauma à glória. É assim que se pode resumir o ano de 1945 na história do Náutico. O ano começou com o alvirrubro perdendo o título pernambucano de 1944 de forma incrível. O rival América, em uma sequência espetacular e inesperada de três vitórias, conquistara seu sexto estadual em fevereiro de 1945. Um ano que se vislumbrava tenebroso para o Timbu, terminou em êxtase, em 9 de dezembro, com a forra alvirrubra sobre o alviverde, no mesmo palco da derrota de fevereiro. Pelo meio da campanha do título de 1945, o Náutico registrou não só a maior goleada de sua história ou do Estádio dos Aflitos. O 21 a 3 sobre o Flamengo, é, até hoje, a maior goleada do futebol pernambucano.

Em abril de 1945 o campeonato se iniciou com um turno eliminatório, que desclassificou dois times para a disputa dos três turnos seguintes, estes sim valendo para o título. Foi por essa fase preliminar da competição que o Náutico enfrentou o Flamengo do Recife. Primeiro campeão estadual, naquela altura o alvinegro recifense já não disputava mais títulos. Limitava-se a brigar para não amargar a lanterna. Naquele ano não foi diferente. Antes de enfrentar o Náutico, já havia disputado três jogos. E sofrido duas goleadas - 10 a 2 para o América e 5 a 0 para o Santa Cruz.

No dia 1º de julho o Estádio dos Aflitos abria seus portões para o confronto Náutico x Flamengo. Embora o Náutico não viesse de uma boa sequência - havia empatado com o América e perdido para o Sport - a expectativa era de que o Timbu obtivesse a vitória. Mas nem nos sonhos do mais dos otimista dos alvirrubros era de se prever o que estava por vir.

E naquela tarde de domingo o Náutico parecia uma máquina implacável de jogar futebol. Ao longo dos 90 minutos de jogo, ia triturando os alvinegros. Sem dó nem piedade. Tará foi o grande artilheiro da partida, marcando nove dos 21 tentos alvirrubros. Mais gols do que o próprio Flamengo em seus seis jogos no campeonato - apenas sete.

Uma partida memorável. Uma goleada até hoje inigualável em Pernambuco. Feito que ficará para sempre na história do Estádio dos Aflitos.

Ficha do jogo

Náutico 21 a 3 Flamengo


Náutico
Zeca Peneira; Délcio Periquito e Mário Ramos; Edvaldo Lima, Palito Delgado e Durval; Plínio, Hilton, Tará, Hermenegildo (Genival) e Luiz.

Flamengo

Sacramento (Alves); Proa e Adelson; Arlindo, Enedino e Djalma; Cremildo, Francisco, Dias, Airton e Carioca.

Data: 01/07/1945. Local: Estádio dos Aflitos. Árbitro: Leon Markman. Gols: Tará (9), Luiz (5), Plínio (3), Hermenegildo (2), Genival e Hilton (N); Dias (2) e Francisco (F).

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(0) comentário(s)

Não existem comentários ainda


Rádio Online

Blogs e Colunas