RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (0) Comentários
  • Votação:

Despedida

Antes dos Aflitos ser Aflitos, Sport deu volta olímpica no campo

Em sua "pré-história", estádio do Náutico foi palco da comemoração do bicampeonato estadual do time rubro-negro, em 1917

Yuri de Lira - Diario de Pernambuco

Publicação:

02/06/2013 08:00

 

Atualização:

31/05/2013 14:22

Mil novecentos e dezessete. Os Aflitos ainda sequer pertencia ao Náutico. Era um campo murado, sem arquibancadas e com configurações nada parecidas com as de hoje. O campo estava sob a tutela da extinta Liga de Desportos - instituição equivalente à atual Federação Pernambucana de Futebol. O ano, porém, ficaria marcado como a da primeira volta olímpica dada no local. E não foram os alvirrubros que tiveram essa honra. O Timbu sequer jogou à final do estadual daquela temporada. Foi o Sport que teve o privilégio de comemorar o título. Os rubro-negros venceram o Santa Cruz, por 3 a 1, e se sagraram bicampeões.

O Pernambucano foi disputado em dois turnos, no sistema de pontos corridos. Foram nove equipes participando da competição - um grupo com cinco equipes (América, CSPeres, Flamengo do Recife, Santa Cruz e Torre) e outro com mais quatro (Casa Forte, Náutico, Paulista FC e Sport).

Em seguida, os vencedores das duas chaves fizeram a decisão em um jogo extra no dia 2 de dezembro, com um público estimado de "apenas" 3 mil pessoas. Melhor para o Sport, que teve os seus gols marcados por Zé Luiz, Cyro Weneck e Baptista. Pitota descontou para os corais. O Náutico, por sua vez, acabaria somente na sétima colocação do campeonato.

Ficha da partida

Sport 3 a 1 Santa Cruz

Data:
2 de dezembro de 1917. Local: Aflitos. Árbitro: Jorge Tasso. Público divulgado: 3 mil pessoas. Renda: 2 contos e 106 réis

Sport
Luiz Cavalcante; Briant e Paulino; Salazar, Teague e William; Hogger, Cyro Werneck, Tobias, Baptista e Zé Luiz.

Santa Cruz
Ilo Just; Mangabeira e J Silva; Zé Castro, Theophilo e Manoel Pedro; Eurico, Pitota, Tiano, J Sá e Anísio.

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(0) comentário(s)

Não existem comentários ainda


Rádio Online

Blogs e Colunas