Náutico

NÁUTICO

Náutico enfrenta o América mirando ficar a um passo da classificação antecipada às semifinais

Alvirrubros e alviverdes largaram muito bem no Estadual e prometem fazer uma partida bastante movimentada, na noite desta segunda-feira, na Ilha do Retiro

postado em 22/02/2016 08:33 / atualizado em 22/02/2016 08:37

Brenno Costa /Diario de Pernambuco , Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Julio Jacobina/DP
A quarta rodada do Campeonato Pernambucano começou, até certo ponto, com duas surpresas no topo da tabela. Com 100% de aproveitamento, o Náutico se tornou líder abosluto da competição. Marcado antecipadamente como o time que precisava de mais ajustes em relação aos grandes rivais, o Timbu faz por mercer a primeira posição. Logo atrás, o América. Com um passado de glórias, a equipe alviverde conseguiu reviver a sua tradição e até desbancou o Sport neste ano, em plena Ilha do Retiro. É justamente nesse cenário que acontece, a partir das 20h30 desta segunda-feira, o encontro entre esses dois times. Embate, por sinal, que pode dividir a trajetória das equipes na competição.

Em caso de vitória, o Náutico, praticamente, sela a sua classificação às semifinais e se coloca ainda mais forte na disputa pela primeira posição. Situação oposta a que o time viveu na tempora passada quando somou apenas dez pontos e ficou na lanterna do hexagonal final. Mostrando grande consistência tática, o Alvirrubro de Gilmar Dal Pozzo é quem apresentou o melhor futebol dentro do certame. Conclusão que pode ganhar ainda mais força depois que o time ficou 12 dias livres para descansar e treinar.

“É um momento muito bom, muito oportuno. O Gilmar aproveitou para ajustar algumas coisas. Aproveitou para testar algumas peças na equipe. Acredito que a gente se fortaleceu ainda mais e acredito que a gente vai chegar muito forte para esse jogo diante do América”, disse o atacante Daniel Morais.

O jogo na Ilha do Retiro ainda deve ajudar o Timbu a ter mais condições de apresentar um bom nível técnico. Isso porque a partida seria disputada no estádio Ademir Cunha, mas foi transferida para a casa do Sport. A praça esportiva em Paulista acabou vetada por tempo indeterminado diante das condições ruins, principalmente, do gramado.

"Sou adepto à condição boa do gramado. Tenho convicção de que é bom para o espetáculo. Quem ganha é o torcedor. Vamos ver um futebol mais bonito, com qualidade das duas equipes", afirmou o técnico Gilmar Dal Pozzo.

América na retranca

Vice-líder do campeonato, o América vai manter a mesma postura que tem apresentado até aqui na competição. Joga, portanto, retrancado na defesa e em busca do contra-ataque. “O nosso desejo é que a gente seja um adversário que crie dificuldade e, quando tiver posse de bola, possa ser agudo e agressivo”, disse Charles Muniz, treinador do Mequinha. Alex Gaibu, artilheiro do time, é mais enfático. “Acredito que vamos conseguir fazer um jogo parelho, vamos marcar forte e sair no contra-ataque. Vamos jogar para vencer”, arremata.

Jogo de muita história

A partida entre América e Náutico ficou conhecida como o Clássico da Técnica e da Disciplina. O confronto, inclusive, torna-se centenário neste ano. A primeira partida entre as equipes foi disputada em 15 de agosto de 1916. No campo do extinto British Club, terminou em 6 a 0 para o Mequinha.

Ficha do jogo

América

Delone; Da Silva, Danilo Cirqueira, Yuri e Ricardinho; Gláuber, Danyel, Thiago Laranjeira e Alex Gaibu; Ewerton Bala e Netto. Técnico: Charles Muniz.

Náutico

Júlio César; Rafael Pereira, Ronaldo Alves, Eller e Gastón; Elicarlos e Rodrigo Souza; Rony, Renan Oliveira (Esquerdinha) e Rafael Silva; Daniel Morais. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Local:
Estádio Ilha do Retiro (Recife-PE). Horário: 20h30. Árbitro: Ricardo Jorge Ribeiro dos Anjos. Assistentes: Fernanda Colombo Uliana e Charles Rosas Pires. Ingressos: arquibancada R$ 40; estudante R$ 25.