Santa Cruz

Pernambucano

Santa Cruz vence o Central e volta à liderança do Estadual

postado em 20/02/2011 18:00 / atualizado em 20/02/2011 20:51

 

Bernardo Dantas/DP/D.A Press

O Santa Cruz venceu o Central por 1x0, neste domingo, no Lacerdão, e voltou à liderança do Campeonato Pernambucano 2011. Com um futebol aplicado e sério durante os 90 minutos, o time conseguiu, além de vencer, quebrar um tabu que já durava cerca de sete anos sem ter vencido a Patativa. Agora o tricolor vai ter uma semana para se preparar para enfrentar o Petrolina, sábado, às 20h, no Arruda.

O Santa Cruz começou a partida apostando na velocidade. O técnico Zé Teodoro queria aproveitar os atacantes Gilberto e Landu, além do meia Weslley para envolver a 'pesada' zaga do Central, formada com Valnei e Breno. E a estratégia deu certo. Não demorou muito para o tricolor encontrar o ponto falho da marcação, nas costas do lateral Vanderson. Foi examente por ali que Landu e Weslley fizeram as principais jogadas da equipe.

Apesar de chegar com mais facilidade ao gol do adversário, quem criou a primeira chance clara de abrir o marcador foi o Central. Logo aos 12 minutos, Marcinho cruzou para Harley dominar, girar em cima do zagueiro e chutar no canto do goleiro Diego Lima, para fora.

Depois disso o técnico Zé Teodoro avançou a marcação e o Santa Cruz começou a roubar mais a bola no meio de campo, o que gerou alguns bons contra-ataques. Em um deles, Landu cruzou e Leandro Souza cabeceou na trave. O Central devolveu logo em seguida, quando Jalnir chutou forte, de longe, e Diego defendeu.

Aos 26, Zé Teodoro tirou Jackson para a entrada de Natan. Ele queria fortalecer o lado direito e para isso deslocou weslley para a posição. Com isso, os dois atletas mais habilidosos até o momento explorariam o lado mais deficiente da zaga da Patativa. A tática mais uma vez foi acertada. Aos 30 minutos, Landu puxou um contra-ataque pela direita e cruzou para Natan. O garoto foi derrubado por Jaunir dentro da área. Pênalti. Gilberto cobrou e abriu o placar para o tricolor no Lacerdão.

O Central até tentou empatar no segundo tempo. Após ver o atacante Gilberto acertar o travessão do goleiro Sérvulo logo nos primeiro minutos, a Patativa conseguiu se encaixar em campo. O técnico Maurício Simões mandou a marcação adiantar, se arriscou um pouco e foi para cima. O time começou a explorar as laterais e os cruzamentos na área para Harley e Danilo Pitbul. O problema foi que o sistema defensivo tricolor estava muito bem encaixado e não deu sequer uma oportunidade para os donos da casa.

No final, a Patativa ainda ensaiou uma pressão para cima do Santa, mas sem nenhuma chance de sucesso.