Santa Cruz

Pernambucano

Santa Cruz chega a 12º vitória no Estadual e mantém na liderança

postado em 23/03/2011 23:59 / atualizado em 24/03/2011 00:25

Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press
 

Mesmo sem apresentar a a mesma objetividade das últimas rodadas, o Santa Cruz venceu o América por 2 a 1, no Ademir Cunha, em Paulista. Depois de sofrerem com a própria falta de atitude, os tricolores chegaram à vitória na base da raça e se mantiveram na liderança do Pernambucano. O adversário do próximo domingo é o Porto, no Arruda, numa briga direta por uma das vagas para a Série D. No confronto com o Gavião, o técnico Zé Teodoro não estará na beira do gramado. O treinador foi expulso depois de reclamar da arbitragem.

Desde o início do jogo, as duas equipes apresentaram muita disposição e se atiraram em busca do primeiro gol. Com estratégias semelhantes, ambas buscavam as laterais do gramado para tentar chegar à grande área adversária. Os tricolores com Landu pela direita e Renatinho pela esquerda. Este último, no entanto, não estava numa noite das mais felizes, errando muitos passes e dando espaço na cobertura.

Este, por sinal, foi um dos trunfos do América no primeiro tempo. Como o Santa Cruz tinha um volante improvisado na direita e um meia na esquerda, o Periquito começou a crescer na partida, com cruzamentos que buscavam sempre o atacante Flávio Barros. Aos dez minutos, o volante Janderson partiu pela esquerda, driblou Thiago Matias, invadiu a grande área e bateu rasteiro, mas a bola se perdeu pela linha de fundo.

Apesar do maior volume, o América desperdiçava suas oportunidades em passes errados próximo à grande área coral. Foi a vez de a qualidade individual dos jogadores do Santa Cruz fazerem a diferença. O meia Weslley, que até então mal havia aparecido, deixou Gilberto cara a cara com Ibson, num passe milimétrico. Enquanto a zaga adversária reclamava de um impedimento inexistente, o atacante tricolor dominou com a direita e teve o pé esquerdo atingido pelo goleiro rival. Pênalti que ele mesmo cobrou e converteu, marcando o seu sétimo gol neste Pernambucano.

O gol tranquilizou a equipe tricolor que passou a controlar o resultado com uma marcação mais eficiente. Antes do intervalo, o Santa Cruz teve duas outras oportunidades, que esbarraram na zaga do América. As duas equipes voltaram dos vestiários sem alterações e o panorama do confronto seguiu bem semelhante ao da etapa inicial. E aos nove minutos o placar voltou a ficar empatado. Da esquerda, o lateral Roma cobrou falta fechada e a bola desviou na cabeça do atacante Flávio Barros, deixando Tiago Cardoso sem reação.

A situação coral ficou ainda mais complicada aos 16 minutos, quando o técnico Zé Teodoro foi expulso pelo árbitro Gleydson Leite. Nos minutos seguintes, o América perdeu duas boas chances de virar o jogo. Na primeira delas, o atacante Flávio Barros recebeu um passe dentro da pequena área, mas desperdiçou, mandando a bola pela linha de fundo. Aos 23, o ex-tricolor Alexandre Oliveira cobrou falta que raspou a trave de Tiago Cardoso, que já estava batido no lance.

As chances desperdiçadas custaram muito caro ao Periquito. O Santa Cruz voltou a crescer no jogo na reta final e construiu a vitória na base do sufoco. Aos 34 minutos, os tricolores foram prejudicados por um erro da arbitragem. O meia Mário Lúcio, que tinha acabado de entrar no lugar de Natan, fez uma boa jogada pela direita até a linha de fundo, e cruzou na cabeça de Gilberto, livre, no segundo pau. O artilheiro tricolor cabeceou e a bola bateu na perna do goleiro Ibson depois de ultrapassar a linha, mas o assistente Élan Vieira não validou o lance. A bola ainda espirrou na trave antes de ser afastada pela zaga. Aos 40, no entanto, o zagueiro Thiago Matias garantiu os três pontos. O capitão coral escorou o cruzamento de Mário Lúcio e marcou o seu quinto gol no Estadual. Depois, foi só administrar o resultado para dar mais um passo importante rumo à classificação para a Série D.