Santa Cruz

Estadual

Vitória deixa o Santa Cruz mais perto da Série D

postado em 27/03/2011 18:12 / atualizado em 27/03/2011 18:36

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press.
 

Numa rodada decisiva, o Santa Cruz deu um passo muito importante rumo ao seu principal objetivo neste Pernambucano. Os tricolores fizeram o dever de casa e derrotaram o Porto por 2 a 0, no Arruda, com dois golaços do atacante Gilberto. Com o triunfo, a equipe coral chegou aos 41 pontos e se manteve na liderança do Estadual. Mas isto não é tudo. Com a vitória do Sport sobre o Central, agora, somente um ponto separa o time de Zé Teodoro da classificação à Série D.

Cientes da importância da partida, as duas equipes começaram o jogo acesas. Logo no início foi possível perceber a estratégia armada pelo técnico Zé Teodoro. Os tricolores trocavam passes rápidos buscando sempre as laterais do campo. Nos sete minutos iniciais, foram três oportunidades pela direita, sendo duas com Landu e uma com Jackson. O ímpeto coral deixou a partida muito franca no meio de campo.

A partir dos 15, os caruaruenses conseguiram equilibrar o confronto, acertando a marcação e partindo em contra-ataques velozes. Na maioria das vezes, o Gavião iniciava as ações com o meia Thiago Laranjeira, que buscava o atacante Paulista. O primeiro tempo seguiu com boas oportunidades de ambos os lados. No entanto, as chances eram desperdiçadas em passes errados. Até que aos 33, a estrela de Gilberto brilhou. Natan recebeu a bola na grande área, ganhou uma dividida e encostou para o atacante, que chegava de trás e mesmo escorregando, acertou um chute indefensável para Mondragon.

Preocupado com as subidas de Renatinho, o técnico Laelson Lima mudou o seu lateral direito, trocando Helder, que tinha amarelo, por Edi. De nada adiantou. No primeiro lance da segunda etapa, Renatinho desceu pela esquerda, e tocou para Natan. O meia limpou o primeiro e encostou para Weslley que, bem marcado, não conseguiu dominar. Mas a bola sobrou para Gilberto, que de virada, soltou uma bomba de perna esquerda, marcando o seu segundo gol no jogo. Agora, o tricolor se igualou a Paulista e Ricardo Xavier na artilharia da competição. Todos com nove.

Com a ampliação da vantagem coral, o Gavião mergulhou em busca do empate e cedeu muito espaço para os contra-ataques do Santa Cruz. No primeiro deles, Gilberto deixou Landu na cara de Mondragon, mas o atacante desperdiçou com um chute por cima da barra. Na sequência, Renatinho só não deixou o dele porque o goleiro Mondragon fez uma bela defesa.

A partir daí, o Santa Cruz precisou somente administrar o resultado. Com a marcação bem encaixada, os tricolores aguardavam os erros do Porto para tentar aumentar ainda mais a vantagem. Mas ficou por aí. Com o resultado, a equipe coral chegou aos 41 pontos, enquanto o Central permanece com 33. Uma vitória no Clássico das Multidões do próximo domingo garante, matematicamente, o Santa Cruz na Série D do Brasileiro.