Santa Cruz

Tricolor

Santa Cruz empata com o Ypiranga e agora pega o Porto na semifinal do Estadual

Resultado de 0x0 também rebaixou o Ypiranga para a Série A2 do Pernambucano

postado em 17/04/2011 18:47 / atualizado em 17/04/2011 21:18

Lucas Fitipaldi /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
 

Santa Cruz do Capibaribe - Veio do Chapadão do Araripe o golpe acusado pelo Ypiranga na tarde deste domingo. O gol do América contra o Araripina aos 48 minutos do segundo tempo caiu como uma bomba em Santa Cruz do Capibaribe. No Otávio Limeira, aos 39 da etapa complementar o placar apontava 0 x 0 quando houve queda de energia. Resultado que ainda mantinha a Máquina de Costura na elite do futebol pernambucano. O segundo gol do América, porém, mudou tudo. Com a vitória do Mequinha sobre o Central, por 2 a 1, de virada, em 2012 o Ypiranga disputará a Série A-2. Rebaixado na vice-lanterna com apenas 21 pontos em 22 rodadas. Já o Santa deixou escapar a liderança e terminou a primeira fase em segundo lugar, abaixo do Náutico. Com isso, o Tricolor livrou-se do cruzamento com o Sport na semifinal e terá o Porto pela frente.

A tentativa de abafa do Ypiranga durou apenas cinco minutos. Apesar da escalação totalmente reformulada, não demorou para o Santa Cruz equilibrar as ações. Únifo atacante de ofício, Laécio ficou visivelmente isolado no esquema 3-6-1 armado por Zé Teodoro. Nem por isso o Tricolor deixou de incomodar. A primeira boa chance saiu dos pés de Maranhão, garoto de apenas 17 anos promovido dos juniores. Aos 15 minutos, o estreante fez boa jogada individual pela esquerda e cruzou na área. Ninguém pareceu para completar. Pouco depois o próprio Maranhão esteve perto de abrir o placar. Ele pegou de primeira rebote de uma falta cobrada por Mário Lúcio, mas a bola passou por cima da meta.

Com Jakcson e Renatinho soltos pelas laterais, Léo tentava fazer jus à camisa 10 dividindo a responsabilidade da criação com Mário Lúcio. Quando o Santa começava a gostar do jogo, o time da casa decidiu responder. Aos 26, Ila quase fez o primeiro do Ypiranga. Após cobrança rápida de escanteio, o drible seco no adversário veio seguido de um chute perigoso. Diego Lima fez boa defesa. Na reta final da primeira etapa, Ila e Fabrício Ceará ainda levaram perigo à meta do arqueiro coral, mas O placar em branco prevaleceu até a descida para os vestirários.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Fabrício tentou um voleio dentro da área tricolor, mas foi interceptado. A resposta tricolor veio aos 7. Jackson pegou de primeira cruzamento de Renatinho pela esquerda. Geday apareceu bem e fez a defesa. Aos 13, Laécio desperdiçou a melhor chance da partida. Chutou por cima uma bola que sobrou limpa na área.

O ritmo da partida seguiu equilibrado na segunda etapa. Diante da necessidade de vitória, o Ypiranga se lançou ao ataque. Ninguém pode acusar o time da casa de falta de vontade, mas o meio-campo congestionado escalado por Zé Teodoro dificultava a vida da Máquina. Aos 20, Geday salvou a Máquina após finalização precia de Laécio. Depois disso, Gil cruzou na área e Fabrício Ceará perdeu grande chance, de cabeça. Na tentativa de vencer o jogo, Zé Teodoro mandou a campo Helton, Rodrigo Grahl e Teti, enquanto Levi Gomes acinou Gil e Miller. Sobrou correria na reta final, mas o placar permanceu o mesmo depois do apito final do árbitro.

Ypiranga 0

Geday; Diogo, Sidney, Everton e Marcelo (Márcio); Preto, Jair, Dinho e Ila (Miller); Fabrício Ceará e Fredson (Gil). Técnico: Levi Gomes.

Santa Cruz 0

Diego Lima; Thiago Pereira, Leandro Souza (Rodrigo Grahl) e André Oliveira; Jackson, Memo (Helton), Léo, Mário Lúcio (Têti), Maranhão e Renatinho; Laécio: Técnico: Zé Teodoro.

Local: Otávio Limeira, em Santa Cruz do Capibaribe. Árbitro: Carlos Costa. Assistentes: Ubirajara Ferraz e Alcides Lira. Cartões amarelos: Marcelo, Preto, Everton, Mário Lúcio, Renatinho, Rodrigo Grahl, Jackson, Helton. Público: 4.277. Renda: R$ 3.530,00