Santa Cruz

Série D

Santa Cruz cede empate ao Porto nos acréscimos

Em Belo Jardim, corais ficam mesmo no 2 a 2 com o Gavião

postado em 31/07/2011 18:12 / atualizado em 31/07/2011 18:13

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Foi como o técnico Zé Teodoro previra. Num gramado encharcado, de dimensões reduzidas, Porto e Santa Cruz fizeram um jogo truncado no Mendonção, em Belo Jardim. Ao contrário do que o comandante coral planejara, porém, os tricolores não conseguiram a segunda vitória na competição. Apesar de ter ficado na liderança da partida em duas oportunidades, um gol nos acréscimos decretou o empate em 2 a 2. Apesar do resultado, o Santa se mantém na liderança do grupo 3 da Série D. A equipe coral, que folga na próxima rodada, terá duas semanas para se preparar para o próximo confronto.

O cenário observado antes de a bola começar a rolar não mudou quando o árbitro Émerson Sobral autorizou o início do jogo. Funcionário do estádio até se esforçaram para garantir melhores condições para a partida, porém, a tentativa de diminuir as várias poças de água encharcando colchões não foi suficiente. O gramado, as dimensões do campo e a proposta do Porto deixaram o confronto muito truncado no meio de campo.

Ora em bolas lançadas diretamente de sua intermediária, ora buscando as laterais com Memo e Dutra, os tricolores dominavam as ações ofensivas e por pouco não abriram o placar em tentativas com Dutra e Thiago Matias. Aos 32 minutos, Kiros chegou a balançar as redes de Geday, mas o auxiliar Pedro Wanderley viu impedimento do atacante, anulando a jogada. A resposta foi imediata. Em cobrança de falta distante, o zagueiro Sandro Miguel obrigou Tiago Cardoso a grande defesa.

O susto não arrefeceu os ânimos corais, e a equipe de Zé Teodoro mostrou estar pronta para encarar as adversidades da Série D. Se estava difícil chegar à meta adversária com a bola dominada, o jeito foi buscar a bola aérea. Aos 36, Dutra cobrou escanteio no centro da área do Gavião, encontrando a cabeça de Thiago Matias. O terceiro gol do zagueiro artilheiro tricolor nesse Brasileiro.

Diante da baixa produtividade de seu time e em busca do primeiro ponto do Porto nesta Série D, o técnico Laélson Lima resolveu abrir mais seu meio-campo, promovendo a entrada de Renan na vaga do volante Popó. A ousadia surtiu efeito no primeiro lance de perigo da etapa final, quando o lateral Altemar arrancou pela esquerda até a linha de fundo e cruzando rasteiro. A zaga coral bobeou e Evandro, livre no segundo pau, bateu rasteiro, empatando o confronto.

O golpe deixou os tricolores atordoados e por pouco o Gavião não vira a partida. A boa defesa praticada por Tiago Cardoso em novo erro de posicionamento da defensiva tricolor foi a senha irritou Zé Teodoro, que cobrou uma reação aos seus comandados. E, novamente, o troco veio em uma das jogadas mais fortes do time do Arruda. Após cobrança de falta de Weslley, Kiros mostrou que não quer ser apenas uma alternativa para jogos complicados. O grandalhão subiu mais alto que a defensiva caruaruense e cabeceou sem chance para Geday. Apesar de ter sido contratado junto ao Porto, o atacante comemorou seu primeiro gol com a camisa coral em uma partida oficial.

Novamente em vantagem, Zé Teodoro tratou de reforçar sua defensiva, colocando o volante Chicão na vaga de Renatinho. Mais tarde, o treinador tirou Kiros para que Jeferson Maranhão pudesse segurar a bola no ataque coral. A decisão de segurar a vitória apertada foi destruída pela bomba de Altemar, que venceu Tiago Cardoso com uma bola no ângulo em cobrança de falta aos 47 do segundo tempo. Um banho de água fria.

Porto
Geday; Baiano, Sandro Miguel, Moisés e Altemar; Popó (Renan), Vágner Rosa, Evandro (Diogo), Jéferson Renan e Renato (Diego Costa); Lalá. Técnico: Laélson Lima.

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Thiago Matias, Éverton Sena e Leandro Souza; Memo, Jeovânio, Weslley, Renatinho (Chicão) e Dutra; Thiago Cunha (Flávio Caça-Rato) e Kiros (Jeferson Maranhão). Técnico: Zé Teodoro.

Estádio: Mendonção. Árbitro: Emérson Sobral (PE). Assistentes: Pedro Wanderley (PE) e Paulo Sérgio Steffanello (PE). Gols: Evandro, Altemar (P), Thiago Matias e Kiros (S). Cartões amarelos: Popó, Vágner Rosa, Sandro Miguel, Evandro (P), Dutra, Thiago Matias, Weslley e Maranhão (S). Público: 2.680. Renda: R$ 36 mil.