Santa Cruz

Série D

Santa Cruz perde de virada para o Guarani/CE por 2 a 1

No Almeidão, time tricolor deixou cair também a sua invencibilidade no Brasileiro da Série D

postado em 11/09/2011 16:40 / atualizado em 11/09/2011 20:58

Fabyana Mota/ON/D.A Press

 

O Santa Cruz, na estreia do seu uniforme azul, entrou no gramado do Almeidão disposto a liquidar a fatura contra o Guarani/CE já nos minutos iniciais do jogo. Impetuosos, os corais conseguiram abrir o placar apenas com dois de bola rolando. Parecia que a equipe sairia de campo classificada para a próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Porém, os cearenses empataram, contaram com uma "mãozinha" do árbitro e viraram o placar no apagar das luzes do confronto. Para desespero dos mais de 2 mil torcedores presentes no estádio em João Pessoa.

Já aos cinco do primeiro ato espetáculo, o atacante Thiago Cunha, de cabeça, fez 1 a 0 a favor da equipe tricolor, depois de um cruzamento de Ricardinho. No entanto, com o passar do tempo, o gás dos recifenses foi sucumbindo. Os adversários, por outro lado, começavam a esboçar uma reação na partida.

Assim, o Rubro-negro do Ceará tratou logo de explorar o débil lado esquerdo da defesa do Santa. O goleiro Tiago Cardoso chegou até a fazer uma defesa digna de aplausos, evitando o empate, aos 25 minutos da etapa inicial. Mas os pernambucanos ainda assustavam em contra-ataques. Em um deles, após jogada de Thiago Cunha, o zagueiro do Guarani tentou cortar e acertou a trave, jogando contra o próprio patrimônio. No sequência do lance, o experiente Dutra chutou para fora.

Aos 39 minutos veio o empate. O volante Tobias aproveitou cochilo na marcação do sistema defensivo coral e deixou o confronto em pé de igualdade: 1 a 1. O time de Juazeiro do Norte cresceu mais ainda em campo. Logo após o gol, por pouco não virou o placar ao acertar uma bola no travessão.

A situação do Santa Cruz se complicou ainda mais no comecinho do segundo tempo, somente com cinco minutos marcados no cronômetro. O árbitro Cléber Wellington Abade, equivocadamente, usou de rigor excessivo e expulsou Thiago Cunha. O atacante fez uma falta, reclamou e acabou levando cartão vermelho direto do juíz. Revolta da torcida coral no estádio Almeidão.

Ainda com um homem a menos dentro das quatro linhas, o Mais Querido conseguia chegar à meta do goleiro Valdo. Maranhão, que havia entrado no intervalo no posto de Leandrinho, chutou com bastante perigo, mas o arqueiro adversário espalmou.

O golpe final no escrete tricolor veio aos 43 do segundo tempo. Cristovão cobrou uma falta, e a bola desviou na barreira, indo morrer no canto esquerdo da baliza de Tiago Cardoso: 2 a 1. O pouco tempo que restava para o apito final não foi suficiente para o Santa tentar fazer nada.

Quando os jogadores da Cobra Coral deixaram o gramado do Almeidão, vaias dos torcedores foram direcionadas a eles. Só quem conseguiu ser mais hostilizado pela torcida pernambucana foi o árbitro da partida, Cléber Wellington Abade, graças a um atuação também pífia.

Ficha do jogo


Guarani/CE 2
Valdo; Roberto, Diego, Aírton Júnior e Émerson; Tobias, Jô (Tony), Paulo Roberto e Jean; Juranilson (Tardeli) e Cristóvão. Técnico: Washington Luís

Santa Cruz 1
Tiago Cardoso; Roma, Leandro Souza, André Oliveira e Dutra; Jeovânio (Chicão), Memo, Weslley e Leandrinho (Jefferson Maranhão); Thiago Cunha e Ricardinho (Ludemar). Técnico: Zé Teodoro

Estádio: Almeidão (em João Pessoa/PB) Árbitro: Cléber Wellington Abade Assistentes: Alessandro Mesquita Araújo/CE e Marcione da Silva Ribeiro/CE Gols: Thiago Cunha (5 do 1ºT); Tobias (39 do 1ºT) e Cristovão (43 do 2ºT) Cartões amarelos: Leandro Souza (Santa Cruz), Aírton Júnior e Jô (Guarani) Cartão vermelho: Thiago Cunha (Santa Cruz) Público: 2.135. Renda: R$ 42.465