Santa Cruz

Sufoco

Santa Cruz vence Alecrim-RN e está na próxima fase da Série D

Equipe coral bateu a potiguar por 2 a 1 com gols de Ludemar e Weslley

postado em 18/09/2011 17:57 / atualizado em 18/09/2011 18:18

José Gustavo /Diario de Pernambuco

Helder Tavares/DP/D.A Press
 

Foi tenso, nervoso e com muita dificuldade, mas o Santa Cruz conseguiu a sua classificação à próxima fase da Série D. A equipe coral venceu nesta tarde de domingo, o Alecrim-RN, no Arruda. O placar apertado de 2 a 1 acabou trazendo muita ansiedade ao torcedor coral, pois o time abusou de perder gols, principalmente, no segundo tempo. Ludemar e Weslley marcaram para o Santa Cruz. Diogo descontou para o time potiguar.

Com o vitória, a equipe coral passou a somar 15 pontos e terminou a primeira fase na segunda posição na tabela do grupo A3 da Sérei D. Isso porque o Santa Cruz-RN venceu o Guarani-CE por 1 a 0, no Iberezão, e terminou com 16 pontos. O próximo adversário do tricolor do Arruda será o Coruripe-AL, que foi o primeiro colocado no grupo A4. A primeira partida está marcado para o próximo domingo (25), noo Arruda. O segundo jogo será em Coruripe, no dia 2 de outubro.

O jogo – Os torcedores corais ainda estavam se acomodavam dentro do Estádio do Arruda, quando o  lateral Roma cobrou lateral para Natan. O meia dominou e lançou Ludemar na área. O atacante, oportunista, chutou forte para abrir o marcador com 50 segundo de bola rolando. O gol relâmpago acabou tranquilizando um pouco a torcida coral, que compareceu em bom número.

Em vantagem no placar, o Santa Cruz passou a administrar um pouco a partida. Quando todos esperavam o time mais afoito no ataque, a equipe se postou de forma mais defensiva ainda muito cedo. Isso trouxe o adversário para o campo coral. A falta de agressividade coral deu margens para o Alecrim crescer no jogo.

O time potiguar passou a ter mais posse de bola e pressionar os tricolores. Aos 18 minutos, Andrei cabeceou bola para fora raspando à trave. Três minutos depois, em jogada pelo lado direito, Diogo chuta, cruzado, no ângulo de Tiago Cardoso e empata a partida. 1 x 1.

Precisou o Santa Cruz tomar o gol de empate para acordar no jogo e passou a atuar com mais velocidade. Sem utilizar o setor direito com Roma, as alternativas corais surgiam pelos pés do meia Natan, mas o jogador parecia sentir o peso do jogo. Natan não se apresentava e quando fazia errava muitos passes. O mesmo acontecia com Caça Rato. A equipe coral foi para o abafa em chutes de longa distância e bolas cruzadas na área.

Em uma delas, o meia Weslley quase coloca o Santa na frente mais uma vez. Aos 23 minutos, ele dominou, na entrada da área, e chutou, por cobertura, raspando à trave. O Alecrim se defendia com 10 homens atrás da linha da bola para roubar a bola e dar o bote. Aos 36, Pinduca quase marca, mas perdeu a chance em um rápido contra-ataque. Aos 45 minutos, em um contra-ataque rápido, o Ludemar invadiu a área e chutou cruzado.

Mudanças – No intervalo do jogo, o técnico Zé Teodoro resolveu manter a equipe no gramado e não ir para o vestiário. O time sentiu a energia das arquibancadas e, quando começou o segundo-tempo, a equipe postou-se diferente. Apesar de Natan continuar destoando com erros de passes, a pressão coral foi enorme. Aos 7 minutos, Memo achou Dutra na esquerda. O lateral cruzou, a defesa adversária cortou mal e a bola sobrou para Weslley. O meio-campista, de dentro da área, soltou um canudo no canto direito e fez o segundo gol tricolor. 2 x 1.

Em vantagem no placar, mais uma vez, o Santa Cruz tentou esfriar o jogo controlando a bola. Com mais posse de bola, os tricolores administravam a partida. O técnico Zé Teodoro colocou Jefferson Maranhão no lugar de Natan. A ideia de dar mais velocidade ao time não surtiu muito efeito. Ricardinho também entrou na vaga de Caça Rato. Aos 24 minutos, Maranhão chutou forte raspando a trave.

A chance mais clara de ampliar veio aos 27 minutos. Jefferson Maranhão cruzou e Ludemar, na cara do gol, não teve domínio da bola e chutou em cima do goleiro. O Santa Cruz passou a pressionar o adversário. Aos 35 minutos, Weslley recebeu bola de Ricardinho, dominou e coltou um torpedo, mas o goleiro Dida fez uma excelente defesa. No final da partida, o atacante Kiros acabou sendo expulso de campo.

2 SANTA CRUZ
Tiago Cardoso; Roma, Leandro Souza, André Oliveira e Dutra; Chicão, Memo, Weslley e Natan (Jefferson Maranhão);  Caça-Rato (Ricardinho) e Ludemar (Kiros). Técnico: Zé Teodoro.

1 ALECRIM-RN
Dida; Everton, Ramon, Anderson e Delano (Marcelo); Gavião (Toni), Nino, Willian Carioca e Diego; Andrei (Galeguinho) e Pinduca. Técnico: Carlos Gutemberg.

Local: Estádio do Arruda. Árbitro: Felipe Duarte Varejão (ES). Assistentes: Jossemar Diniz (PE) e  Albert Jr (PE).  Gols: Ludemar e Weslley (SC); Diogo (A). Cartões Amarelos: Caça Rato e Leandro Souza (SC); Diego, Nino, Everton, Galeguinho (A). Cartão Vermelho: Kiros (SC). Público: 33.999 (total).  Renda: R$ 322.893,00.