Santa Cruz

Série D

Santa Cruz vence o Cuiabá por 1 a 0

Gol da vitória coral no Arruda foi marcado pelo meio-campista Bismarck

postado em 23/10/2011 19:08 / atualizado em 23/10/2011 22:20

Lucas Fitipaldi /Diario de Pernambuco

Helder Tavares/DP/ D.A Press
O futebol ficou longe do nível desejado, algo recorrente durante quase toda a Série D. Na tarde deste domingo, porém, o time tricolor deixou transparecer certa sonolência em vários momentos da partida, mas a vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá, no Arruda, deixou os mais de 26 mil torcedores corais satisfeitos. No próximo domingo, o Santa jogará pelo empate em Cuiabá para garantir vaga na final da Série D. O gol da vitória saiu da cabeça de Bismarck, que entrou no segundo tempo. Com o acesso à Série C garantido, o resultado serviu para encurtar o caminho tricolor rumo ao título.

O primeiro tempo chegou a dar sono em vários momentos. Enquanto o Cuiabá tentou tomar a iniciativa no início do jogo, o Tricolor demorou a acordar. Dono do melhor ataque da Série D, o time do técnico Ari Júnior procurou justificar a condição de ofensivo. Mas apesar de ter partido pra cima do Santa, não conseguiu criar jogadas de perigo efetivo.

 

As melhores chances foram tricolores. Aos 20 minutos, Thiago Cunha quase abriu o placar após uma bobeira do zagueiro Marcelo Ramos, ex-Náutico. Pouco depois, Fernando Gaúcho, livre na área, cabeceou pra fora uma bola cruzada por Washington, uma das novidades no time de Zé Teodoro para suprir a ausência de Wesley, vetado pelo departamento médico. Coube a ele e a Renatinho a responsabilidade da criação das jogadas.

A dupla, no entanto, mostrou pouco na primeira etapa, assim como o lateral-direito Eduardo Arroz, outra novidade. O Cuiabá, apesar de valorizar a posse de bola e não abrir mão de se lançar ao ataque, não teve nenhuma chance clara de gol. Talvez a melhor tenha sido uma cabeçada do zagueiro Reinaldo numa saída mal sucedida de Tiago Cardoso.

Na descida para o intervalo, Zé Teodoro criticou o comportamento de alguns torcedores. Apesar de algumas vaias, prevaleceram os aplausos. Reconhecimento ao conjunto da obra do time durante toda a temporada. "Isso não pode nem começar", advertiu Zé. Para o segundo tempo, ele substituiu Fernando Gaúcho por Kiros.

 

A mudança produziu pouco efeito. Desencontrado, o Santa Cruz seguiu em dificuldade. Aos 18 minutos, por pouco o Cuiabá não abre o placar. Fernando fez boa jogada pelo meio, passou para Edu Amparou e este achou o lateral-esquerdo Natanael livre. O chute cruzado raspou na trave. Fernando e Natanael, por sinal, foram os principais destaques do Cuiabá.

Diante da inércia tricolor, Zé Teodoro atendeu ao pedido da torcida e mandou o meia Bismarck a campo. Saiu Dutra. Imediatamente Renatinho foi deslocado para a lateral esquerda. Desta vez a alteração surtiria efeito. Com mais um homem de criação, as jogadas passaram a fluir com mais naturalidade. Thiago Cunha abusou da paciência da torcida ao desperdiçar duas excelentes oportundiades. Pela esquerda, em sua posição de origem, Renatinho virou um motor. Assim,aos 33, na base do abafa, Bismarck, de cabeça, tirou o zero do placar. No meio da confusão, Kiros chegou a desviar antes do toque final. Era o motivo que a torcida coral queria para, uma semana depois, voltar a cantar feliz no Mundão. No fim, Tiago Cardoso ainda fez uma grande defesa na cabeçada de Moreno.

Santa Cruz 1

Tiago cardoso; Eduardo Arroz, André Oliveira e Walter e Dutra (Bismarck); Chicão, Memo, Washington (Caça-Rato) e Renatinho; Thiago Cunha e Fernando Gaúcho (Kiros). Técnico: Zé Teodoro.

Cuiabá 0

Gatti; Marquinhos (Moreno), Marcelo Ramos, Reinaldo e Natanael; César Romero, Renan, Douglas Henrqiue (Cléber), Fernando; Paulo Rangel (Douglas Freitas) e Edu Amparo. Técnico: Ari Júnior.

Local:
Arruda
Árbitro: Leandro Pedro Vuadem (RS) Fifa
Assistentes: Tatiana Jacques de Freitas (RS) e Lilian da Silva Fernandes (RJ)
Gols: Bismarck (aos 32 do 2 T)
Cartão amarelo: Marcelo Ramos, Caça-Rato
Público: 26.867
Renda: R$ 259.905,00