Santa Cruz

Falta um!

Santa Cruz vence Cuiabá novamente e garante vaga na final da Série D

postado em 30/10/2011 17:55 / atualizado em 30/10/2011 21:10

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Roberto Barcelos/Esp DP/D.A Press.
Agora, somente um adversário separa o Santa Cruz de seu primeiro título nacional. Ontem, os tricolores sacramentaram a primeira participação coral numa final de um Campeonato Brasileiro, ao vencerem o Cuiabá por 2 a 1. Apesar de terem vencido o primeiro confronto por 1 a 0, não faltou emoção na conquista da vaga. Em Rondonópolis, o Dourado abriu o placar no início da partida, mas os comandados de Zé Teodoro mostraram personalidade e competência, conquistando a virada. Nos próximos finais de semana, Tupi-MG e Oeste-SP decidem a outra semifinal da Série D.

A estratégia de segurar o ímpeto do Cuiabá e partir em contra-ataques por pouco não deu certo no primeiro lance perigoso da partida. Aos 2 minutos, Thiago Cunha deixou Dutra em condiões com um belo passe, mas a bola chutada pelo lateral desviou no goleiro e na trave antes de sair pela linha de fundo. Logo em seguida, aos 4, os tricolores foram traídos por sua principal virtude: a marcação eficiente. Em jogada individual, Fernando driblou Jeovânio e Leandro Souza com facilidade e bateu rasteiro, vencendo Tiago Cardoso.

Cientes de que aquele resultado levaria a decisão para os pênaltis, os tricolores passaram a arriscar mais. Como Zé Teodoro havia planejado, o time saiu do 3-5-2 para o 4-4-2 sem a necessidade de substituições. Jeovânio, que começara como terceiro zagueiro, passou a atuar como cabeça de área, dando mais liberdade para Memo e Chicão apoiarem o ataque. Aos 20, a aposta deu certo quando Eduardo Arroz arrancou pela direita e cruzou para a grande área. Fernando Gaúcho voltou a mostrar presença de área ao escorar o passe para o fundo do gol, deixando o confronto empatado.

Apesar de estarem novamente em vantagem, desta vez os tricolores continuaram pressionando. Nem mesmo o susto por conta bola que explodiu no travessão de Tiago Cardoso esfriou a empolgação coral. Com mais força no meio de campo, os tricolores pressionaram o Dourado em seu campo de defesa e construíram boas chances, sempre pelas laterais. A proposta ofensiva rendeu um susto antes do fim do primeiro tempo, mas o goleiro Tiago Cardoso fez boa defesa garantindo o empate.

Na volta do intervalo, o técnico Ary Marques mostrou que sua equipe não desistiria da vaga facilmente e promoveu a substituição do lateral Marquinhos pelo atacante Moreno. E o Dourado passou a pressionar os tricolores em seu campo defensivo. Pelas laterais, pelo meio, por baixo ou pelo alto, os comandados de Zé Teodoro resistiam às investidas como podiam. Não foram poucas as vezes que Tiago Cardoso precisou praticar uma boa defesa.

Com o passar dos minutos, a ansiedade dos representantes do Mato Grosso passou a ser um aliado poderoso dos pernambucanos. E num erro de passe do ataque do Dourado, os tricolores tiveram tranquilidade para formular um contra-ataque letal. A jogada começou na intermediária coral, passou pelos pés de Weslley, Chicão e Renatinho, que cruzou rasteiro, da esquerda para o primeiro pau. Novamente, o atacante Fernando Gaúcho estava lá para conferir. O golpe foi duro demais para o Cuiabá, que não teve mais forças para reagir.


FICHA

Cuiabá
Gatti; Marquinhos (Moreno), Reinaldo, Douglas e Natanael; César Romero, Jean, Bogé e Fernando; Edu Amparo (Renan) e Tozin (Douglas Freitas). Técnico: Ary Marques.

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Leandro Souza (Walter), André Oliveira e Jeovânio; Eduardo Arroz, Chicão, Memo, Weslley e Dutra (Renatinho); Thiago Cunha (Caça-Rato) e Fernando Gaúcho. Técnico: Zé Teodoro.

Estádio: Luthero Lopes (Rondonópolis). Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (asp Fifa/SP). Assistentes: Adnilson da Costa Pinheiro (MS) e Leandro dos Santos Ruberdo (MS). Gols: Fernando (C) e Fernando Gaúcho (duas vezes) (S). Cartões amarelos: Jean, Reinaldo (C) e Thiago Cunha (S).