Santa Cruz

Série D

Não é só o ataque que precisa funcionar no Santa Cruz

Tricolor não pode se preocupar apenas em fazer gols no domingo, mas também em não sofrer

postado em 17/11/2011 10:41

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

A vantagem construída pelo Tupi, ao vencer a partida de ida por 1 a 0, trouxe situações inéditas à equipe do Santa Cruz. Os tricolores, que ainda não tinham chegado a um jogo decisivo em desvantagem, terão a difícil missão de vencer os mineiros por dois gols de diferença para ficarem com o título da Série D. Por isso, o setor ofensivo coral terá um papel fundamental no confronto de domingo. Os defensores, entretanto, não terão vida fácil. Qualquer gol sofrido deixa a tarefa do time ainda mais delicada. A orientação de Zé Teodoro é de que não há espaço para qualquer vacilo.

Já que o regulamento da Série D prevê o gol qualificado como critério de desempate a partir de sua segunda fase, os tricolores precisam balançar a rede do Tupi pelo menos duas vezes para vencer a competição. No caso de uma vitória por 1 a 0, o campeão será definido nas disputas de pênaltis. Por isso, os homens da frente chegam à final pressionados pela necessidade de marcar a qualquer custo. A esperada postura ofensiva, por outro lado, tende a deixar o sistema defensivo mais fragilizado e qualquer deslize ali pode ter um efeito devastador para as pretensões da equipe do Arruda.

A missão se torna ainda mais complicada pelo fato de o Tupi possuir um dos melhores ataques da competição. “Temos que entrar mais atentos. Sabemos da qualidade do nosso adversário. Eles têm um atacante muito rápido, que dá muito trabalho aos marcadores. O meio-campo deles também é muito veloz”, alertou Leandro Souza. Para o zagueiro, entretanto, o fato de a final ser no Arruda minimiza a vantagem da equipe mineira. “Jogar na nossa casa é complicado para qualquer adversário. Tenho certeza de que nossos torcedores vão chegar junto, como têm feito durante toda a temporada, e nos ajudar a reverter essa situação”, justificou.