Santa Cruz

Pernambucano

Santa não resiste ao Salgueiro no Sertão

Carcará levou a melhor no primeiro duelo pré-Série C entre os dois times

postado em 18/01/2012 22:40 / atualizado em 19/01/2012 00:08

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Na primeira prévia da Série C, o Santa Cruz se deu mal. Aproveitando-se das falhas do Tricolor, o Salgueiro venceu por 2 a 0, gols de Fabrício Ceará e Elvis, originados em falhas do zagueiro Leandro Souza, que perdeu quase toda a pré-temporada por conta de uma negociação com uma equipe da Hungria. O jogo marcou a reinauguração do Cornélio de Barros. A próxima parada do Santa no Sertão é em Serra Talhada, domingo. Pela frente, o embalado líder do Estadual.

Os minutos iniciais levavam a crer que o primeiro encontro entre Santa Cruz e Salgueiro nesta temporada seria de uma partida franca, de muitas oportunidades para ambos os lados. Os rivais tinham espaço no meio de campo para trabalhar as jogadas e se alternavam em bons lances ofensivos. Os tricolores, buscando as laterais e os donos da casa em chutes de fora da área, pelo centro do gramado. No entanto, aos poucos as marcações foram se encaixando, deixando o jogo truncado.

Neste aspecto, destaque para as táticas semelhantes armadas por Zé Teodoro e Neco. Do lado coral, Everton Sena foi escalado para não dar paz a Élvis. No Salgueiro, Josa foi incumbido da tarefa de não ceder espaço a Weslley. No entanto, o comandante tricolor não contava com a noite infeliz do zagueiro Leandro Souza. Afastado das atividades do time durante quase toda a pré-temporada por conta de uma negociação com uma equipe da Hungria, o defensor foi escalado para começar a partida entre os titulares. Sentindo a falta de ritmo, o atleta perdeu várias disputas e numa delas, acabou saindo o primeiro gol da partida.

O lance foi iniciado numa cobrança de falta próximo à lateral direita, justamente numa infração cometida por Sena em Elvis. Pery mandou a bola no primeiro pau e Fabrício Ceará ganhou a disputa com Leandro Souza, desviando de cabeça para o gol de Tiago Cardoso, que nem se mexeu. Em vantagem, o Carcará passou a administrar a vantagem, trabalhando a bola com cautela, enquanto os tricolores esbarravam nas próprias deficiências técnicas, exagerando nos passes errados.

Preocupado com o desempenho de seu time, Zé Teodoro mudou a estratégia tricolor para a segunda etapa. Precisando buscar o resultado, o treinador tirou Everton Sena para a entrada do meia Natan. Os tricolores, porém, mal tiveram tempo para aproveitar o bom momento. Pouco depois da primeira chance real, em lance de Branquinho, Leandro Souza fez falta dura em Fabrício Ceará, próximo à grande área. Élvis, ex-Santa Cruz, cobrou com categoria à esquerda de Tiago Cardoso, que mais uma vez ficou imóvel.

E, se a noite do zagueiro já não era das melhores, virou um pesadelo. Em nova disputa com Ceará, o defensor agarrou o atacante pelo pescoço e acabou expulso por receber o segundo amarelo. Sem forças para envolver o Carcará, com uma marcação compacta, os tricolores terminaram a partida ao som de [WINDOWS-1252?]“olé”.

Ficha do Jogo


Salgueiro
Luciano; Marcos Tamandaré, Alemão, Luiz Eduardo e Pery; Pio, Victor Caicó (Dinho), Josa e Clebson; Élvis (Edmar) e Fabrício Ceará. Técnico: Neco.

Santa Cruz
Tiago Cardoso; André Oliveira, Everton Sena (Natan) e Leandro Souza; Eduardo Arroz (Jeferson Maranhão), Memo, Chicão (Jefferson Bruno), Weslley e Renatinho; Caça-Rato e Branquinho. Técnico: Zé Teodoro.

Estádio: Cornélio de Barros. Árbitro: Ricardo Tavares. Assistentes: Ubirajara Ferraz e Alcides Lira. Gols: Fabrício Ceará e Élvis (Salgueiro). Cartões amarelos: Pio, Élvis (Salgueiro), Leandro Souza e Weslley (Santa). Expulsao: Leandro Souza. Público: 8.158. Renda: R$ 15.990,00.