Santa Cruz

Copa do Brasil

Santa Cruz vence Penarol, mas decisão fica para o Arruda

No Amazonas, time tricolor venceu os amazonenses por 2 a 1

postado em 07/03/2012 23:53 / atualizado em 08/03/2012 00:59

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Evandro Seixas / A CRITICA
Parecia até que quem estava jogando era o uruguaio Peñarol. Mas era apenas o genérico. Era apenas o amazonense Penarol, sem o til. Em Manaus, no estádio do Sesi, os tricolores sofreram. Até que chegaram a abrir 2 a 0 no placar, resultado que daria a classificação para segunda fase da Copa do Brasil sem a necessidade do jogo de volta, no Arruda. Porém, os uruguaios, ou melhor, os amazonenses diminuiram a contagem, impondo ainda muitas dificuldades para os pernambucanos na noite desta quarta-feira.

Quase homônimo do gigante sul-americano, o time de Manaus ainda tinha Cristo e He-Man na equipe titular. Tantos atributos só podem ter sido a explicação para o Tricolor não sair com uma vitória mais expressiva das terras manauras.

O Santa Cruz começou o jogo meio claudicante. Estudava o adversário, porém acabava chamando-o para o seu campo de defesa. Ineficiente na criação, o Penarol apostava apenas nas bolas cruzadas para dentro da área. A dupla de ataque formada por Fernando e Mariélson também tentava fazer algumas jogadas isoladas. Em vão e sem sucesso. Quem viria mesmo a abrir a contagem era o Mais Querido. Quando o cronômetro marcava 14 minutos de bola rolando, o atacante Geílson recebeu da esquerda e chutou forte, sem chances para o goleiro Rascifran: 1 a 0. O primeiro passo para a classificação tinha sido dado. Antes, Dênis Marques havia perdido duas chances claríssimas, aos quatro e 11 minutos.

O domínio era tricolor, mas faltava mais velocidade, principalmente no setor de meio-campo. Dava a impressão que o Santa queria apenas administrar o resultado. Os amazonenses, no entanto, falharam na defesa e Geílson ampliou aos 41 minutos, fazendo o seu segundo na partida em um lance parecido com o do primeiro gol: 2 a 0. O placar bastava para os comandados do técnico Zé Teodoro avançaram no torneio.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DO JOGO DO SANTA CRUZ NO AMAZONAS

O Santa Cruz, contudo, bobeou na segunda etapa. Teve uma chance isolada com Renatinho, aos 10, em um chute de fora da área espalmado pelo goleiro. Três minutos depois veio o golpe. A bola ficou pedindo para ser rebatida dentro da área coral, e Mariélson balançou as redes de Tiago Cardoso, diminuindo a diferença: 2 a 1.

O gol desorganizou a equipe recifense. O Penarol começou a esboçar um empate. Os tricolores, com Geílson como o mais lúcido do time, ficaram ainda mais perdidos quando o jogador sentiu a perna e saiu contundido para a entrada de Flávio Caça-Rato. Restou se segurar para não levar o gol que deixaria tudo em pé de igualdade. Os amazonenes ainda acertaram uma falta na trave em uma cobrança de falta na meia-lua. Alívio. A vaga será agora decidida no estádio Arruda, na próxima quarta-feira.

Estádio: Sesi Manaus, no Amazonas. Árbitro: Raphael Claus (SP). Assistentes: Gean Carlos Menezes de Oliveira e Yugo Paiva Macedo (ambos de RR). Gols: Geílson (Santa Cruz, aos 15 e 41 do 1ºT) e Mariélson (Penarol, aos 13 do 2ºT). Cartões amarelos: Isaac (P); William e Dutra (S). Público: 1.843. Renda: R$ 27.020