Santa Cruz

Série C

Com atuação apática, Santa Cruz perde invencibilidade, diante do Fortaleza

Fora de casa, Tricolor desperdiçou pênalti e foi derrotado por 2 a 0

postado em 12/08/2012 17:56 / atualizado em 12/08/2012 18:52

Rodolfo Bourbon /Diario de Pernambuco

Rodrigo Bourbon/Divulgação

A invencibilidade do Santa Cruz nesta Série C já era ilusória. Afinal, o time colecionava apenas duas vitórias em meio aos quatro empates e nunca chegou a ocupar o topo da tabela. Neste domingo, entretanto, ocorreu o pior. Com uma atuação apática, o Tricolor perdeu do Fortaleza, no estádio Presidente Vargas, por 2 a 0. A equipe coral desperdiçou até pênalti, em uma tarde sofrível do atacante Dênis Marques. O revés levou o time para a sexta colocação. O próximo desafio é contra o Luverdense, fora de casa, no próximo domingo.

O placar zerado refletiu o acirramento do primeiro tempo. Muitas faltas, marcação e cautela. Apesar da ausência de gol, o jogo seguiu em ritmo intenso e deixou os milhares de tricolores - cearenses (maioria) e pernambucanos (mais 500 apoiaram o time das arquibancadas do PV) - atentos a cada lance. Com o duelo truncado, a missão era não desperdiçar as oportunidades. Mas logo o mais afiado atacante coral perdeu as duas melhores chances da equipe. Aos 15, Dênis Marques tabelou com Renatinho e chutou rente à trave. Minutos depois, esbarrou em uma saída arrojada do goleiro Lopes.

O Leão do Pici também agrediu a meta coral. Aos 17, o meia Geraldo (ex-Náutico e Sport) chegou com perigo. Vinte minutos depois, foi a vez de Elton (ex-Timbu) assustar o Santa Cruz, com um chute forte, após um bate-rebate. Na volta do intervalo, preocupado com as investidas adversárias, Zé Teodoro tirou o pendurado lateral esquerdo Tiago Costa e colocou o zagueiro/volante Everton Sena. Assim, moveu Renatinho para a ala.

Etapa final
O segundo tempo começou com pleno domínio do Fortaleza. A equipe deu muito trabalho, especialmente em lances de bola parada. O Santa Cruz estragou vários contra-ataques. E o golpe veio aos 13 minutos. Rafinha recebeu lançamento, avançou como quis entre os zagueiros e chutou na saída de Fred: 1 a 0. Aos 20, para correr contra o prejuízo, o treinador coral tirou dois volantes (Sandro Manoel e Chicão) para inserir um meia (Luciano Henrique) e um atacante (Caça-Rato).

Aos 25, Waldisson ampliou o marcador para o time da casa, com um chute forte: 2 a 0. E não era mesmo o dia de Dênis Marques. Aos 30, Caça-Rato foi derrubado na área pelo goleiro, o árbitro assinalou pênalti. O Predador correu, bateu… e Lopes defendeu. Pouco depois, o artilheiro mandou um chute “para fora do estádio”. Como nunca antes, recebeu vaias. Assim como toda equipe. Daí para o final, só restou ao time não sofrer a goleada e deixar o campo cabisbaixo.

FICHA TÉCNICA

Fortaleza 2
Lopes; Rafinha, Micão, Cléber Carioca e Guto; Élton (Fabrício), Esley, Marielson (Leandro) e Geraldo; Assisinho (Jaílson) e Waldisson. Técnico: Vica

Santa Cruz 0
Fred; Memo, William Alves, Édson Borges e Tiago Costa (Everton Sena); Chicão (Luciano Henrique), Sandro Manoel (Flávio Caça-Rato), Leandro Oliveira e Renatinho; Dênis Marques e Fabrício Ceará. Técnico: Zé Teodoro

Local: Estádio Presidente Vargas (Fortaleza). Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP). Assistentes: Lorival Candido das Flores (RN) e Flávio Gomes Barroca (RN). Gols: Rafinha e Waldisson (F). Cartões amarelos: Esley  (F); Tiago Costa, William Alves e Édson Borges (S). Público: 19.096. Renda: R$ 414.570,00