Santa Cruz

Série C

Santa Cruz empata em 1 a 1 com o Guarany de Sobral

No estádio do Junco, tricolores não conseguiram a sua primeira vitória longe do Arruda na competição

postado em 02/09/2012 18:07 / atualizado em 03/09/2012 13:49

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Guarany de Sobral/Facebook
Ganhar longe do Arruda continua sendo o maior problema do Santa Cruz na Série C do Brasileiro. O adversário deste domingo era ideal para o tricolores quebrarem o tabu de ainda não terem vencido fora de casa. Pela frente, o lanterna Guarany-CE, que vinha de seis derrotas consecutivas na competição. No estádio do Junco, as equipes fizeram um jogo frio no primeiro tempo, apesar do forte calor que fazia em Sobral. Na etapa final, a partida melhorou sensivelmente. Os pernambucanos viram os mandantes abrirem o placar, mas empataram em seguida. O jogo tornou-se aberto. No apagar das luzes, Dênis Marques ainda desperdiçou uma chance. O placar de 1 a 1 acabou sendo justo. Porém, para os corais, novamente a sensação de que poderia ter sido melhor.

Quem acompanhou a goleada de 6 a 1 sobre o Águia de Marabá na rodada passada estranhou a postura do Santa Cruz nos primeiros minutos do primeiro tempo. Esmorecidos, os corais quase levaram um gol já aos seis minutos. O goleiro Fred, no entanto, fez uma boa defesa e evitou que os cearenses anotassem primeiro. A chance pareceu ser pontual. O Guarany, lanterna do grupo, também mostrava-se arrefecido em campo. Viu o Santa, através de duas faltas do meia Leandro Oliveira, desperdiçar boas oportunidades.

Só com meia hora de partida houve outro lance mais ameaçador. O ex-tricolor Bismarck cruzou da direita, e o atacante Júnior Mineiro perdeu o tempo da bola, cabeceando para fora, sem perigo. Os pernambucanos responderam com uma jogada de Fabrício Ceará, aos 36. A tréplica veio num chute para fora do lateral-esquerdo Jéferson, já no último minuto. E foi só. A explicação de tamanha apatia no ato inicial do duelo poderia ser imputada ao forte calor que fazia no Sertão do Ceará. A sensação térmica neste domingo chegou a quase 38 graus Celsius.

Com o sol começando a se pôr quando iniciou-se a segunda etapa, as expectativas eram para que o jogo melhorasse. Até uma fina chuva começou a cair pem Sobral para amenizar a calor sentido pelos atletas. O Santa Cruz até melhorou em campo. Tinha mais posse de bola. Chegava mais à defesa adversária. Porém, depois de um escanteio, o sistema defensivo tricolor bobeou na marcação e Marcinho só teve o trabalho de escorar a bola para dentro,
aos 15 minutos: 1 a 0 a favor dos cearenses.

O Mais Querido, contudo, não deixou-se abater. Mesmo tendo levado o gol, manteve o bom ritmo que iniciou o segundo tempo. Bastaram três minutos para os recifenses chegarem ao empate. Após um cruzamento da direita, o atacante Dênis Marques subiu de cabeça e deixou o placar em pé de igualdade: 1 a 1. O jogo começou a ficar aberto. O Guarany tomou as rédeas da partida e foi para cima. Porém, esbarrou no goleiro Fred.

Era por meio de contra-ataques que o Santa Cruz tentava chegar à meta de Fabiano. Os comandados do técnico Zé Teodoro tinham dificuldades de construí-los. Mas aos 43, surgiu a oportunidade para o Tricolor decretar o seu primeiro triunfo longe do Arruda nesta Série C. Dênis Marques recebeu sozinho, passou pelo goleiro, mas finalizou para fora. O atacante ainda teve outra oportunidade de virar. Entrou cara a cara e outra vez chutou longe.

Ficha técnica

Guarany/CE
1
Fabiano; Bismarck (Robert), Hebert, Douglas e Jéferson (Claybson); Fabinho, Alício, Jack Chan e Marcinho; Luiz Fernando e Júnior Mineiro (Danilo Pitbull). Técnico: Vladimir de Jesus.

Santa Cruz 1
Fred; Maizena, Everton Sena, William Alves e Tiago Costa (Renatinho); Memo, Chicão, Weslley (Luciano Henrique), Leandro Oliveira; Dênis Marques e Fabrício Ceará (Paulista). Técnico: Zé Teodoro.

Local: Estádio do Junco (Sobral-CE)
Árbitro: Leandro Saraiva Dantas/RN
Assistentes: Aelson Mariano Campelo/MA e José Nilton da Costa/PI
Cartões amarelos:
Júnior Mineiro e Luiz Fernando (Guarany-CE); Chicão (Santa Cruz)
Gols: Marcinho (Guarany-CE, aos 15 do 2ºT) e Dênis Marques (Santa Cruz, aos 18 do 2ºT)
Público: 1.231
Renda: R$ 13.700