Santa Cruz

Tranquilo

Sem sustos, Santa Cruz vence o Guarani-CE e passa à próxima fase da Copa do Brasil

Tricolor fez 2 a 0 no time cearense e agora vai enfrentar o Internacional, na fase seguinte do torneio nacional

postado em 10/04/2013 22:24 / atualizado em 10/04/2013 22:53

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D. A. Press
Dessa vez, não teve emoção nem muito menos decepção no final. O Santa Cruz garantiu, com tranquilidade, a passagem para a próxima fase fase da Copa do Brasil. A vitória, nesta quarta-feira, no Arruda, por 2 a 0 foi construída antes dos 20 minutos de jogo. Com gols logo no início, o Tricolor controlou a partida, evitando sustos. Agora, pensa no clássico com o Sport, no domingo, e no Internacional, próximo adversário na competição nacional.

Foi um jogo tranquilo para o Santa Cruz desde o início. O Tricolor, que já tinha a vantagem por ter vencido por 2 a 1 na partida de ida, marcou um gol logo aos 11 minutos. Caça-Rato sofreu pênalti e Dênis Marques converteu. A equipe coral tomou a iniciativa de partir para o ataque e contou com a fragilidade técnica do adversário para dominar a partida. O segundo gol veio aos 16, com Everton Sena tocando de cabeça, após cobrança de falta na área.

Apesar do domínio do jogo, o Santa Cruz apresentou algumas falhas, principalmente na defesa. Os dois zagueiros, Renan Fonseca e William Alves parecem não ter atingido o entrosamento ideal. Mesmo deixando a desejar no quesito técnico, o Guarani chegou com perigo algumas vezes. No final do primeiro tempo, Tiago Cardoso fez uma grande defesa, salvando o Tricolor.

Ofensivamente, porém, o Santa Cruz foi soberano. O placar de 2 a 0 foi pouco diante das oportunidades criadas. Com o Guarani jogando aberto, os contra-ataques corais foram saindo com facilidade. Nos acréscimos do primeiro tempo, foram duas chances incríveis perdidas pelo Tricolor. Uma com Dênis Marques, que acertou a atrave, e outra com Raul, que dentro da área finalizou até bem, mas parou na defesa do goleiro Fábio.

O Santa Cruz continuou apostando nos contra-ataques no segundo tempo. Com o Guarani totalmente exposto, as jogadas em velocidade saíam com facilidade. Nisso, chamou atenção a disposição de Dênis Marques. Lançado por várias vezes na frente, ele correu e ganhou da zaga adversária. Foram muitas chances de ampliar o marcador. O goleiro Fábio, do time cearense, teve muito trabalho. Quando era o camisa 1 que defendia, era a trave que salvava a equipe visitante.

Com uma reação cada vez mais improvável, aos poucos o Guarani foi perdendo as forças. Da metade do segundo tempo para o final, o Santa Cruz conduziu o jogo com tranquilidade. Priorizou a posse de bola, diminuindo o ímpeto ofensivo. Os próprios jogadores corais pareciam se poupar, talvez pensando no clássico de domingo. Assim, foi só esperar o apito final para confirmar a classificação, que já estava definida desde os 20 minutos de jogo.

FICHA DO JOGO

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Everton Sena, Renan Fonseca, William Alves e Tiago Costa (Nininho); Anderson Pedra, Luciano Sorriso (Sandro Manoel), Jefferson Maranhão e Raul; Dênis Marques e Flávio Caça-Rato (Caio Tavera). Técnico: Marcelo Martelotte

Guarani-CE

Fábio; Roberto Baiano, Jeferson Petrolina, Marcelo Mineiro (Tobias) e Lucas; Guidio, Gustavo, Lenilson (Bruno) e Djalma; Niel e Moré. Técnico: Play Freitas

Estádio: Arruda. Árbitro: Charles Herbert Cavalcante (AL). Assistentes: Otávio Correia de Araújo (AL) e Lorival Cândido Flores (RN). Gols: Dênis Marques, Everton Sena. Cartões amarelos: Lucas, Jeferson Petrolina, Guídio (G), Raul, Caio Tavera Público: 7.087. Renda: R$ 92.245.