Santa Cruz

Série C

De virada, Santa Cruz bate o Cuiabá por 3 a 1 e vence fora na Série C

Foram 21 tentativas até chegar à primeira vitória como visitante, que veio de virada, com dois de André Dias

postado em 01/09/2013 18:47 / atualizado em 01/09/2013 19:27

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

CHICO FERREIRA/FUTURA PRESS
Três edições disputadas. Seis treinadores diferentes. 1890 minutos de bola rolando. 21 partidas. Por mais incrível que possa parecer, esses foram os números de que o Santa Cruz precisou para chegar à sua primeira vitória como visitante na Série C do futebol brasileiro. Em sua primeira tentativa fora de casa, o técnico Vica foi feliz. Não simplesmente por ser o responsável pela primeira vitória do tricolor longe do Arruda. Mas, também, por ter acertado em suas opções. Principalmente a decisão de deixar Dênis Marques no Recife e apostar no centroavante André Dias, que praticamente não havia tido oportunidades no time coral. Depois de sair atrás no palacar, o Santa Cruz demonstrou força e determinação. Chegou à vitória. 3 a 1, de virada. Com direito a dois de André Dias.

O jogo começou aberto, com os dois times procurando o ataque. E o primeiro gol saiu cedo. Foi depois de perder a bola no campo ofensivo, que o Santa Cruz viu o Cuiabá acertar com eficácia um contra-ataque, finalizado com precisão pelo centroavante Igor, que empurrou de cabeça para o fundo das redes. A equipe coral levou alguns minutos para começar a digerir a desvantagem madrugadora. Mas, à medida que o tempo passava, os tricolores iam reequelibrando as ações da partida até assumirem de vez o domínio em campo.

Com mais volume de jogo, em grande parte graças ao bom entendimento da dupla Raul e Renatinho no meio-campo, o Santa Cruz pressionava o Cuiabá e criava várias oportunidades de gol. Os tricolores, contudo, tiveram que esperar até os 30 minutos para chegarem ao empate, por intermédio de Luciano Sorriso. A igualdade no placar não fez com que o time pernambucano se acomodasse em campo. Pelo contrário. A equipe coral manteve o ímpeto ofensivo e a virada foi consequência natural da procura incessante pelo gol. André Dias, aposta do técnico Vica, que deixou Dênis Marques no Recife, desencantou, balançando as redes duas vezes e fechando o primeiro tempo em 3 a 1 para o Santa Cruz.

Ao contrário do primeiro tempo, que teve um início aberto, com as duas equipes partindo para a ofensiva, a etapa final começou de forma diferente. Atrás no placar, o Cuiabá procurava diminuir o prejuízo logo cedo, para ter mais tempo na tentativa de chegar ao empate. Bem defensivamente, o tricolor procurava sair principalmente em lances de contra-ataque, aproveitando a velocidade de Nininho e Renatinho. Embora estivessem consistentes em seu sistema defensivo, os tricolores ainda passavam por momentos de apuros, uma vez que os donos da casa levavam perigo em alguns lances. A expulsão de Mirita, aos 35, entretanto, deu tranquilidade ao Santa Cruz, que manteve a vantagem no marcador até o fim do jogo.

Ficha técnica

Cuiabá 1
João Paulo; Veloso (Jean), Gustavo Bastos, Mirita e Natanael; Vandinho, Josa, Gerson (Douglas) e Willian; Silas (Magrão) e Igor. Técnico: Mazola Júnior.

Santa Cruz 3
Tiago Cardoso; Everton Sena, Leandro Souza, Renan Fonseca e Tiago Costa (Panda); Ramirez, Luciano Sorriso, Dedé (Nininho), Raul e Renatinho (Caça-Rato); André Dias. Técnico: Vica.

Local: Estádio Presidente Dutra (Cuiabá-MT).
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Auxiliares: João Gomes Jacome (AC) e Jean Carlos Rodrigues da Silva (AC)
Gols: Igor (C); Luciano Sorriso (S), André Dias (2x) (S)
Cartões amarelos: Veloso (C), Mirita (C); Leandro Souza (S) Ramirez (S)
Cartões vermelhos: Mirita (C)