Santa Cruz

Arruda

Santa Cruz cresce no segundo tempo, vence o Águia e respira na Série C

Com gols de Everton Heleno, e da dupla André Dias e Dênis Marques, tricolor faz 3 a 2 e diminui diferença para G4 para dois pontos

postado em 15/09/2013 16:22 / atualizado em 15/09/2013 18:15

João de Andrade Neto /Esportes

Teresa Maia/DP/D.A Press
O Santa Cruz já entrou em campo, neste domingo, para enfrentar o Águia-PA, no Arruda, sabendo que não terminaria a 14ª rodada no G4 do Grupo A da Série C. Mas isso não impediu que os tricolores encarassem a partida como uma decisão. E era. A vitória por 3x2 não só colocou o time de volta na briga pela classificação (está na 6ª posição,com 24 pontos) como devolveu a confiança na equipe pelo futebol apresentando, principalmente no segundo tempo. Apesar de algumas falhas recorrentes no setor defensivo.

Com o Santa armado no esquema 3-5-2, com dois volantes no meio de campo, a ordem era  pressionar a saída de bola do Águia e liberar os laterais Nininho (direita) e Panda  (esquerda) para auxiliar o ataque. E nos primeiros minutos, essa tática deu resultado.  Pressionada, a equipe paraense se livrava da bola, enquanto os corais procuravam trocar  passes com velocidade para chegar à frente.

E foi assim que os corais abriram o placar logo aos sete minutos. Raul enfiou linda bola  para o volante Everton Heleno, que surgiu como homem surpresa, invadiu a área e tocou no  rasteiro, canto direito de Jair.

Porém, inexplicavelmente, com a vantagem no marcador, o que vinha dando certo até então  começou a dar errado. E o Santa passou a errar muitos passes na saída de bola e dar brechas  na defesa. Principalmente no miolo da zaga. Com isso, o Águia cresceu. Aos 14 minutos, o  empate não veio graças a Tiago Cardoso que chegou antes de Keno, que apareceu livre após  passar no meio dos zagueiros corais.

Nove minutos depois, a jogada se repetiu. E foi fatal. Depois de bom passe de Diogo Timbó,  Keno recebeu entre os defensores do Santa e tirou de Tiago Cardoso: 1x1.

Antes do término de um primeiro tempo equilibrado e encardido (com os jogadores dos dois  clubes se desentendendo em alguns momentos), o Santa ainda teve duas boas chances  desperdiçadas, ambas de cabeça, com a dupla Dênis Marques e André Dias, que pela primeira  vez atuou junta.

No retorno para o segundo tempo, o Santa retomou a postura do início da partida e passou a pressionar o time paraense. E como na etapa inicial, não demorou para balançar as redes. E mais uma vez, com participação decisiva do meia Raul. De calcanhar, ele deixou André Dias cara a cara com o goleiro Jair. E o camisa 99 não desperdiçou. Com um toque ele tirou do goleiro do Águia e devolveu a vantagem ao donos da casa.

Dessa vez, o tricolor soube tirar proveito da vantagem no placar. Com calma, diminuiu os erros de passe e corrigiu a postura da defesa. Com isso, passou a ter mais posse de bola e dominar o jogo. Tanto que o Águia não conseguiu mais ameaçar a meta de Tiago Cardoso. Por outro lado, os corais não diminuíram o ritmo no ataque. Após Nininho e André Dias desperdiçarem boas chances, Dênis Marques fez o terceiro após arriscar de fora da área. A bola desviou na zaga e tirou o goleiro Jair da jogada. O Santa poderia transformar a vitória em goleada, com gols perdidos de forma incrível por Raul e Caça-Rato. Foi castigado ao tomar o segundo do Águia, marcad por Mael, novamente no meio da zaga coral. Mas no fim, vitória justa e importante no Santa. Mais vivo do que nunca na Série C.

Ficha do jogo

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Leandro Souza, Éverton Sena e Vágner; Nininho, Éverton Heleno  (Leozinho),Sandro Manoel, Raul (Flávio Caça-Rato) e Panda; Dênis Marques (Fabian Coronel) e André Dias. Técnico: Vica.

Águia: Jair; Menezes, Charles e Bernando (Vandro); Ceará (Neno), Marcel, Mael, Diogo Palhinha e Anderson Luiz; Diego Timbó (Neno) e Keno. Técnico: João Galvão.

Local: Arruda. Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (SC). Assistentes: Fábio Faustino dos  Santos e Édson Glicério dos Santos (ambos de SC). Gols: Everton Heleno (7 do 1º) e Keno (25  do 1º), André dias (10 do 2°), Dênis Marques (34 do 2°) e Mael (46 do 2º). Cartões amarelos: Panda, Leozinho, Sandro Manoel , Leandro Souza, Vágner (SC), Menezes e  Ceará (A). Público: 29.628. Renda: R$ 299.120.