Santa Cruz

Decisão

Santa Cruz vence Betim por 1 a 0 e está a um empate em casa de voltar à Série B

Tricolor conquistou um importante resultado no campo do adversário e decide o retorno à Segunda Divisão, após seis anos, no Arruda, no próximo domingo

postado em 27/10/2013 18:23 / atualizado em 27/10/2013 22:26

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

CRISTIANE MATTOS/FUTURA PRESS
Foi uma vitória mínima, mas de importância gigante. O Santa Cruz derrotou o Betim por 1 a 0, neste domingo, na Arena do Calçado, em Nova Serrana, interior de Minas Gerais, e deu um passo imenso rumo à classificação para a Série B. Agora, o Tricolor decide a vaga no próximo domingo, em casa, num Arruda que certamente estará lotado e pronto para uma bela festa. Um empate basta para desencadear a comemoração da torcida.

Ofensivamente, o jogo acabou aos 2 minutos para o Santa Cruz. Foi quando Tiago Costa, no primeiro lance de ataque da equipe na partida, abriu o placar. Ele recebeu de André Dias, ajeitou a bola e, de fora da área, bateu forte. A bola foi no ângulo, sem defesa para o goleiro Felipe. Depois disso, o foco coral foi se defender. E o time fez muito bem isso.

O gol deveria trazer tranquilidade ao Santa Cruz. Para tocar a bola e deixar o adversário se descoordenar. Mas o que se viu foi um Betim partindo para cima, envolvendo o Tricolor e fazendo forte pressão. O auge foi a cabeçada de Max, que tocou na trave de Tiago Cardoso. No mais, o time mineiro, embora tocasse até bem a bola, não ofereceu um grande perigo para o goleiro coral.

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Nos 15 minutos finais, suportando bem a pressão do Betim, o Santa Cruz voltou a equilibrar o jogo. Com a marcação acertada, os contra-ataques saíram, mostrando que era possível ampliar o placar. Aos 41, Siloé esteve muito próximo do gol. De frente com o goleiro, ele finalizou para fora, desperdiçando uma chance incrível.

Na volta para o segundo tempo, mais uma prova. Aos 4, Everton Heleno acertou a trave. Nova chance desperdiçada. O lance mostrou que a postura do Santa Cruz na etapa final não seria como na primeira, quando se deixou pressionar pelo Betim durante grande parte do tempo. O Tricolor seguia apostando nos contra-ataques.

Para poder jogar dessa maneira, o Santa Cruz teve que mostrar uma forte consistência defensiva. E nesse sentido a equipe coral fez uma apresentação praticamente perfeita. Os zagueiros jogaram com segurança e quando o trabalho deles não era suficiente, aparecia Tiago Cardoso, que ganhou o status de principal figura da partida conforme ia fazendo defesas importantes para garantir o resultado.

O grande milagre de Tiago Cardoso no jogo aconteceu aos 40 minutos. Ele fez uma defesa incrível numa finalização de Somália, já dentro da área. A bola tocou na trave, voltou para o atacante, que na segunda vez tocou para fora. A essa altura, o Santa Cruz já não atacava mais. O Tricolor continuava recuado, na defesa, segurando o placar. A pressão final do Betim foi forte, mas a equipe coral conseguiu suportar, garantindo um importante resultado e trazendo para casa a vantagem.

Ficha do jogo

Betim

Felipe; Patrick (Roger), Adalberto, Max e Rodrigo (Somália); Thiago Santos, Jean Cléber, Zotti (Carlos Júnior) e Wescley; Denilson e Marion. Técnico: Moacir Júnior

Santa Cruz

Tiago cardoso; Oziel, Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel (Léo), Dedé (Panda), Everton Heleno e Raul; Siloé (Dênis Marques) e André Dias. Técnico: Vica

Estádio: Arena do Calçado. Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS). Assistentes:  Rodrigo F. Henrique Correa (RJ) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RR). Gol: Tiago Costa (aos 2 minutos do 1° tempo). Cartão amarelo: Renan Fonseca (SC). Público e renda: não divulgados.