Santa Cruz

Superação

Destaque do Santa, volante Dedé convive com bala alojada próxima ao pulmão

Jogador reagiu a um assalto em 2007 e foi alvejado por um projetil que atingiu o braço, atravessou as costelas e se alojou próximo ao pulmão

postado em 09/11/2013 09:01 / atualizado em 08/11/2013 20:35

João de Andrade Neto /Esportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Eram 42 minutos do segundo tempo, quando o volante Dedé arrancou pela lateral direita e cruzou para o atacante Flávio Caça-Rato sacramentar o acesso do Santa Cruz à Série B. Lance de fôlego, que tem ainda mais significado para o jogador, que há quase seis anos, convive com uma bala alojada próxima ao pulmão.

Dedé foi atingido no dia 19 de novembro de 2007, ao reagir a um assalto, quando voltava do seu sítio, em Fortaleza. O jogador avançou o seu carro por cima dos quatro assaltantes, que revidaram com oito tiros. Um deles atingiu o braço do jogador, atravessou as costelas e se alojou próximo ao pulmão. Na época, com 20 anos, o jogador era a revelação do Ferroviário-CE.

“Estava com a minha esposa, voltando de um final de semana, quando quatro elementos nos abordaram em uma pista esburacada. Não parei e eles atiraram contra o carro”, recordou o jogador, que, mesmo ferido, guiou até o hospital mais próximo. “O médico disse que seria perigoso tentar tirar a bala e que não seria preciso. Ela se desintegraria e seria expelida pelo próprio corpo”, afirmou o jogador.

Apesar de ainda conviver com o projétil dentro do corpo, Dedé garante que isso não atrapalha o seu futebol. “Só sinto um pequeno incômodo apenas quando o tempo está muito frio. Foi um momento muito difícil, mas Deus meu deu essa segunda oportunidade”, agradeceu.

Volta por cima

Após continuar a sua carreira, Dedé passou por vários clubes, entre eles Ceará, Fortaleza, Bahia, Ituano e Icasa. Mas é na atual temporada que o jogador vive o seu melhor momento. No primeiro semestre foi um dos destaques do Campinense na conquista da Copa do Nordeste, sendo um dos destaques da competição. Contratado pelo Santa Cruz em junho, o jogador se firmou na equipe após a chegada do técnico Vica e ajudou o clube a obter o tão desejado acesso à Série B.

O que poucos lembram é que essa é a segunda passagem do jogador pelo Arruda. “Em 2010  eu era pouco conhecido. Queria voltar de uma maneira mais marcante. Graças a Deus consegui”, finalizou o volante, que somando as duas passagens, já possui 30 partidas pelo clube.