Santa Cruz

Nordestão

Santa Cruz joga mal, mas vence Vitória da Conquista e avança na Copa do Nordeste

Gol do zagueiro Renan Fonseca no interior da Bahia garantiu a classificação dos corais

postado em 05/02/2014 23:07 / atualizado em 06/02/2014 00:34

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

MARIO BITTENCOURT/FUTURA PRESS
A classificação para próxima fase da Copa do Nordeste foi sofrida. Não precisava tanta agonia. Em um jogo que seria teoricamente simples para vencer, o Tricolor terminou quase se complicando contra o modesto Vitória da Conquista - que entrou em campo poupando os titulares para o estadual. Com um time misto e de 21 anos de média de idade. O adversário era visivelmente frágil. Sorte dos corais. Na noite desta quarta-feira, no estádio Lomanto Júnior, 1 a 0. Precisando ganhar para livrar qualquer possibilidade de sair da competição, os comandados de Vica tiveram a pior apresentação do ano. Mas um gol salvador de Renan Fonseca aos 26 do segundo tempo evitou a eliminação.

Os primeiros momentos da etapa incial deram a impressão que a partida seria fácil. Mera ilusão. Com um minuto, Renatinho recebeu cruzamento e, apesar da pouca estatura, cabeceou a bola acertando o travessão. Porém. o adversário logo se impôs. Aos 19, após cruzamento, Vander Capixaba
MARIO BITTENCOURT/FUTURA PRESS
subiu sozinho e desperdiçou na frente de Tiago Cardoso. Na sequência, o goleiro coral foi testado com um chute de longe. O Santa Cruz começava a afrouxar a marcação, e os mandantes se soltavam cada vez mais. O Vitória da Conquista chegou com perigo mais outras duas vezes.

Já os tricolores não conseguiam o mesmo. Erravam nas saídas de bola. Falha recorrente no Nordestão. Restringiam-se às ligações diretas e a ataques pouco produtivos pelas pontas. Léo Gamalho e Flávio Caça-Rato confundiam-se nos posicionamento. O primeiro tempo acabou empatado sem gols.

Segundo tempo
O panorama dos 45 minutos finais seguiu igual. Não houve uma mudança de atitude da equipe pernambucana. O Vitória da Conquista ameaçou menos. Sem forças e sem pretensões maiores na competição. O time da casa também não era muito ameaçado pelos corais. O técnico Vica até tentou mudar alguma coisa. Ao menos, a postura tática do Santa Cruz. Pôs Pingo no lugar de Renatinho e deixou três atacantes em campo.

O gol recifense saiu só através de uma bola parada. Luciano Sorriso colocou a bola na grande área. Renan Fonseca desviou de cabeça e fez o seu segundo na competição. Alívio. Ainda deu tempo de Tiago Cardoso, como de praxe, salvar a equipe do empate e consequente desclassificação.   

Vitória da Conquista
Augusto; Paulinho, Mota (João), Mário Sérgio e Paulo Vítor; Maicon, Caio Bruno, Moisés e Dionísio; Vander Capixaba e Wellington (Gabriel Maia). Técnico: Evandro Guimarães.

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Oziel, Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Raul (Jefferson Maranhão) e Renatinho (Pingo); Flávio Caça-Rato e Léo Gamalho (Memo). Técnico: Vica.

Estádio: Lomanto Júnior (Vitória da Conquista-BA). Árbitro: Wladyerisson Silva Oliveira-CE. Assistentes: Marcos da Silva Brígido e Samuel Oliveira, ambos do Ceará. Gols: Renan Fonseca (aos 26 do 2ºT). Cartão amarelo: Luciano Sorriso, Tiago Costa, Everton Sena e Pingo (Santa Cruz); Caio Breno (Vitória da Conquista)

MARIO BITTENCOURT/FUTURA PRESS