Santa Cruz

Intolerância

Arruda é palco de manifestações de torcedores em tarde turbulenta

Grupo de torcedores invade vestiário do Arruda para protestar e deixa clima do treino tenso

postado em 25/04/2014 08:20 / atualizado em 25/04/2014 10:14

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Yuri de Lira/DP/D.A Press
Foi o dia mais tenso no Santa Cruz em toda a temporada do centenário. A torcida protestou. Mas as manifestações ultrapassaram os limites legais do direito alheio. Torcedores (alguns mascarados, outros vestidos com uniformes de organizadas) acabaram protagonizando um grande tumulto, ontem, no Arruda. O presidente Antônio Luiz Neto, dirigentes e alguns jogadores foram cobrados diretamente. Os ânimos esquentaram no momento em que um grupo invadiu a sala de imprensa e os vestiários reservados aos atletas. Seguranças do clube e policiais militares tiveram de ser acionados para contornar a situação.

Cerca de 40 torcedores, dos quase 200 que ali estavam, chegaram a entrar de forma abrupta nos locais que seriam destinados exclusivamente aos repórteres e aos jogadores. Coagidos, profissionais de imprensa tiveram que sair às pressas do recinto. Os seguranças do clube detiveram os manifestantes já dentro dos vestiários. Não houve agressões lá dentro. Mas cobranças incisivas. Um dos poucos poupados no elenco, Léo Gamalho criticou a atitude da torcida. “Vestiário é um lugar nosso. Ficamos todos muito apreensivos com isso”, relatou.

A tensão diminiu só quando a PM chegou ao Arruda. Durante o treino, já com a presença de policiais no gramado, ainda podia-se ouvir xingamentos. A maioria direcionados, além da direção, a Carlos Alberto, Raul, Luciano Sorriso e Oziel. O clima foi nada favorável na última movimentação do time antes do jogo de amanhã, contra a Portuguesa, no Canindé.

Apesar de lamentar o tumulto, o presidente Antônio Luiz Neto preferiu não responsabilizar as organizadas pelo ocorrido. Mesmo após ter sido coagido e ter o carro cercado, o mandatário disse não ver relação entre a invasão e o livre acesso ao clube dado a integrantes das uniformizadas em treinos e até na apresentação de jogadores. “Foi um grupo de adolescentes mal acostumados com as nossas vitórias nos últimos três anos e por conta da faixa etária talvez não estejam preparados para saber que no futebol não se vence sempre”, minimizou.

Perto do Nordestão

O Santa Cruz está confiante na participação do Nordestão de 2015. A ata assinada em 17 de fevereiro, na sede da FPF, pode garantir o time no regional. A ata, que contou com 16 clubes, federações, Liga do Nordeste e a tevê que detém os direitos, Esporte Interativo, confirma a ampliação da Copa do Nordeste de 16 para 20 clubes. Uma das vagas seria para o campeão. Como o Sport conquistou a edição deste ano, então “abriria” uma vaga extra no estado. Segundo o diretor de futebol do Tricolor, Constantino Júnior, o clube aguarda a confirmação da CBF sobre a mudança.