Santa Cruz

SÉRIE B

Santa Cruz volta ao Arruda, quebra tabu e vence a Ponte Preta por 2 a 1

Equipe coral foi superior ao rival e entra para recesso do Brasil sem pressão

postado em 03/06/2014 21:20 / atualizado em 03/06/2014 23:16

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Foi o reencontro com o Arruda. O último jogo do Santa Cruz antes da pausa para a Copa do Mundo. Um duelo para ratificar o soerguimento tricolor no campeonato. Ingredientes não faltavam para uma presença massiva da torcida. Apesar do inconveniente horário do jogo (19h30) em um dia de semana, os torcedores compareceram ao estádio na medida do possível. Um total de 15.759 torcedores estiveram nesta terça-feira no José do Rêgo Maciel para acompanhar o confronto diante da Ponte Preta. Foram brindados com mais uma vitória coral na Série B: 2 a 1. A terceira seguida após a sequência de sete empates. O time quebra um tabu de nunca ter derrotado a Macaca e dorme agora no pelotão de cima da competição. Volta a entrar em campo só em 15 de julho, diante do Vasco, no Rio de Janeiro. E na iminência de entrar no G4.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DA SÉRIE B DO BRASILEIRO

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Sem ser palco de um jogo de futebol desde 2 de maio, quando o torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva foi morto com uma privada na cabeça, o Arruda recebeu as bençãos do Padre Roberto, da Paróquia do Morro da Conceição, antes do apito inicial. Para os mais crentes, o apelo à fé pode ter ajudado a um bom resultado e a uma atuação convincente diante da Ponte. Aos mais céticos, a apresentação está relacionada a um padrão de jogo encontrado pelo técnico Sérgio Guedes.Aliado à evolução do setor de meio-campo, com os jogadores agora mais participativos e ajudados pela multi-funcionalidade de Danilo Pires na posição.

Os paulistas começaram mais bem postados. Aproveitavam-se da falhas de marcação das duas laterais corais. Se o setor era falho defensivamente, foi essencial na construção do primeiro gol do Santa Cruz. Nininho achou Danilo Pires, que tocou para Renatinho abrir a contagem, de letra, aos sete minutos: 1 a 0. A equipe de Sérgio Guedes seguiu na espreita. Esperou o momento certo para contra-atacar. Léo Gamalho foi preciso na construção de uma jogada aos 32. Achou Pingo, que se viu recentemente na possibilidade de perder a vaga entre os titulares para Betinho. O atacante esbanjou calma ao driblar o goleiro Roberto e fazer o segundo do Santa Cruz.

BLOG: A NOVA SÉRIE DE RESULTADOS IGUAIS DO SANTA CRUZ

Expulsão
Com a partida sob controle, os pernambucanos esfriaram o ritmo. Mas viram a sua vitória ser ratificada aos 20 da etapa final, quando Pingo recebeu entrada do zagueiro César, que tomou o seu segundo cartão amarelo e acabou sendo expulso. Tendo um jogador a mais, os tricolores controlaram ainda mais a partida. Foram superiores. Chegaram a assustar com Léo Gamalho. Mas, no fim, Cafu fez boa jogada e diminuiu o placar, aos 46 minutos da etapa final.

Santa Cruz 2
Tiago Cardoso; Nininho (Tony), Everton Sena, Renan Fonseca e Renatinho; Sandro Manoel, Memo, Danilo Pires e Carlos Alberto (Betinho); Pingo (Emerson Santos) e Léo Gamalho. Técnico: Sérgio Guedes.

Ponte Preta 1
Roberto; Daniel Borges, César, Gilvan e Bryan; Juninho, Élton, Adrianinho (Rodolfo), Edno (Flávio), Jonathan Cafu e Alexandro (Luan). Técnico: Dado Cavalcanti.

Estádio: Arruda (Recife-PE). Árbitro:Cleisson Veloso Pereira (MG). Assistentes: Marconi Helbert Vieira (MG) e Celso Luiz da Silva (MG). Gols: Renatinho (7’ do 1T, Santa), Pingo (32’ do 1T, Santa) e Cafu (aos 46' do 2T). Cartões amarelos: Danilo Pires e Memo (Santa Cruz); César, Alexandro e Daniel Borges (Ponte Preta). Cartão vermelho: César (Ponte Preta). Público: 15.759. Renda: R$226.710

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press