Santa Cruz

VITÓRIA

Com gol de Léo Gamalho, Santa Cruz bate o América-RN na Arena das Dunas, em Natal

Resultado afasta a crise do Arruda, que terá o Clássico das Emoções na próxima rodada

postado em 02/08/2014 18:09 / atualizado em 02/08/2014 19:52

Marcel Tito /Diario de Pernambuco

FRANKIE MARCONE/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A defesa não foi impecável. Falhou em alguns momentos, mas conseguiu o objetivo de não sofrer gols. E, assim, o Santa Cruz conseguiu a sua primeira vitória na Série B depois da Copa do Mundo. O placar magro, 1 a 0, sobre o América-RN é suficiente para afastar a crise do Arruda, pelo menos até a próxima rodada, quando o Tricolor disputará o Clássico das Emoções. O triunfo deste sábado foi assegurado com um gol de Léo Gamalho, aos 33 minutos do primeiro tempo, após uma bela jogada.

A postura mais defensiva do Santa Cruz, no início da partida, é justificada. Era preciso ver o impacto das mudanças no time. Em especial, o comportamento do zagueiro Marllon e do volante Everton, as novidades do time - que estavam há algum tempo sem atuar. Some-se a isso a obrigação do América-RN de tomar a iniciativa do jogo, por estar em casa.

O maior volume ofensivo potiguar, nos primeiros 10 minutos, não teve uma grande chance de gol, porém. Ela só apareceu aos 18 minutos, quando o Santa Cruz já se soltava mais em campo. Surgiu numa falha de Marllon, um efeito incontestável da falta de ritmo de jogo. Com o corpo, ele protegeu a bola de Rodrigo Pimpão, que se aproximava em velocidade. Fez certo. Na hora de afastar, no entanto, furou. O atacante do América-RN ficou com a bola e chutou. Tiago Cardoso defendeu.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DO BRASILEIRO DA SÉRIE B

O lance deixou os tricolores em alerta. Nitidamente, a primeira preocupação do time era defensiva. Não raramente, o time ficou completamente recuado em campo, com nove atletas de linha atrás da própria intermediária - apenas Léo Gamalho ficava um pouco à frente da linha de meio-campo. As investidas ao ataque estavam centralizadas em Carlos Alberto. A bola tinha que passar por ele.

Como aconteceu aos 33 minutos, numa saída de contra-ataque tricolor. O meia foi preciso no tempo e no espaço ao lançar o lateral direito Tony. Em velocidade, em condição legal, o ala avançou livre, deixando a marcação para trás. Acompanhando pelo meio, Léo Gamalho. Tony percebeu, olhou e cruzou. Sozinho, o atacante coral deslocou o goleiro Fernando Henrique: Santa Cruz 1 a 0.Na comemoração, ele fez um gesto mandando a torcida ficar em silêncio. Recebeu cartão amarelo.

O gol deu mais confiança e tranquilidade para o Santa Cruz. Deixou o América-RN afobado, mais aberto. E quem chegou perto de marcar foi o Santa. Perto dos 45, num lançamento longo para Carlos Alberto. O meia se atrapalhou na hora de dominar a bola.

Segundo tempo
O América-RN começou o segundo tempo mais inflamado do que o primeiro, querendo pressionar o Santa Cruz, que não se encolheu. E, após um período de muitas faltas de ambos os lados, o time pernambucano chegou com perigo ao ataque. Na verdade, com uma ajuda adversária. Aos 10 minutos, após uma cobrança de falta de Carlos Alberto, Fabinho desviou de cabeça e quase fez contra. No lance seguinte, Carlos Alberto - ele de novo! - recebeu na direita e percebeu a aproximação de Sandro Manoel, na entrada da área. Rolou a bola, mas o volante errou o chute, perdendo uma excelente chance.

Quem também furou, aos 27 minutos, foi o atacante Léo Gamalho. Outra chance perdida do Santa Cruz, que começava a ver o América-RN crescer no jogo. Ele, então, mexeu no time, colocando Wescley e Natan para dar mais fôlego ao meio-campo. Com a defesa bem postada, o time conseguiu segurar o resultado.

América-RN 0
Fernando Henrique; Wálber, Cléber, Roberto Dias e Wanderson; Márcio Passos, Fabinho, Val (Paulinho) e Jefferson (Andrezinho); Isac (Daniel Costa) e Rodrigo Pimpão. Técnico: Oliveira Canindé.

Santa Cruz 1
Tiago Cardoso; Tony, Everton Sena, Marllon, e Renatinho; Sandro Manoel, Everton (Memo), Danilo Pires e Carlos Alberto (Wescley); Pingo (Natan) e Léo Gamalho. Técnico: Sérgio Guedes.

Estádio: Arena das Dunas (Natal-RN). Árbitro: Paulo Henrique Godoy (SC). Assistentes: Hélton Nunes (SC) e Ivaney Alves de Lima (SE). Gol: Léo Gamalho (33 do 1ºT). Cartões amarelos: Isac e Rodrigo Pimpão (A); Danilo Pires, Léo Gamalho, Tony e Sandro Manoel (SC). Público: 8.967.

FRANKIE MARCONE/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO