Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz espanta "medo" de sair na frente, vence Ceará no Castelão e sonha com acesso

Tricolor fez um gol em cada tempo e contou com inspirado Tiago Cardoso

postado em 24/10/2014 23:41 / atualizado em 25/10/2014 01:01

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

 JARBAS OLIVEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Fazia tempo que o Santa Cruz não vencia fora de casa. Desde 2 de agosto. Voltou a ganhar. E na hora certa. Na noite desta sexta-feira, na Arena Castelão, abriu o placar no primeiro tempo e tinha um jogo aparentemente controlado contra o Ceará. A expulsão de Tony ainda na etapa inicial poderia pôr tudo a perder. O adversário cresceu. Temia-se o pior. Tiago Cardoso parou os mandantes. Na etapa final, um atleta alvinegro foi expulso também. O Tricolor, então, aproveitou-se. Fez 2 a 0. O resultado impulsiona o time para perto do G4. Serão agora três jogos seguidos na Arena Pernambuco. O Tricolor começa, enfim, a surfar na onda do acesso à Série A.

O Ceará iniciou permissivo. O Santa criou duas chances claras antes dos dez minutos. Tiago Cardoso ainda era pouco era incomodado. A superioridade tricolor foi brindada também pela sorte. Um prêmio para quem dominava desde o apito inicial. Aos 11, Tony cruzou para a grande área. O lance, aparentemente inofensivo, transformou-se em gol. A bola desviou no lateral Hélder e enganou o goleiro Luís Carlos: 1 a 0.

Não houve acuamento do Santa Cruz após o time ter aberto o placar. Temia-se que o time entregase o resultado após ter feito o primeiro gol. Assim como aconteceu onze vezes nesta Série B do Brasileiro. A equipe de Oliveira Canindé, entreanto, seguiu melhor e teve oportunidades até de ampliar a vantagem. Encontrava brechas no meio-campo cearense com frequência. Nas horas que tentava sair para o ataque, os comandados do técnico reestreante PC Gusmão erravam passes. No lance mais perigoso dos mandantes, num chute de Magno Alves, o goleiro coral operou quase um milagre.

Autor do gol, Tony havia levado um cartão amarelo por retardar o jogo. Aos 38. Dois minutos depois, numa interpretação rigorosa do árbitro, o atleta  levou a segunda advertência e foi expulso.  Prejuízo irreparável. A falta ainda quase ocasiona até no empate do Ceará. Cardoso salvou outra vez.

Expulsão também no Ceará
“Com um homem a menos, complica para a gente”, destacou Canindé no intervalo. Ele estava certo. O goleiro tricolor precisou seguir protagonista para impedir o empate. Aos 34, porém, Keno ia armar um contra-ataque e foi derrubado por João Marcos. O jogador do Ceará acabou expulso. Os corais igualaram as ações. A partida ficou aberta para os dois lados. No finalzinho, Adilson fechou a contagem: 2 a 0.

Santa Cruz 2
Tiago Cardoso; Tony, Alemão, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Bileu, Danilo Pires e Wescley; Keno e Léo Gamalho (Cassiano). Técnico: Oliveira Canindé.

Ceará 0
Luís Carlos; Samuel Xavier (Marcos), Diego Ivo, Alex Lima e Hélder; João Marcos, Ricardinho, Eduardo (Lulinha) e Nikão (Robinho); Felipe Amorim e Magno Alves. Técnico: PC Gusmão.

Local: Arena Castelão (Fortaleza-CE). Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP). Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Lincoln Ribeiro Taques (MT). Gols: Tony (11’ do 1ºT, Santa) e Adilson (41’ do 2º T, Santa). Cartões amarelos: Ricardinho e Robinho (Ceará); Tony, Bileu e Samuel Xavier (Santa Cruz). Cartão vermelho: Tony (Santa Cruz) e João Marcos (Ceará).