Santa Cruz

SANTA CRUZ

Em jogo cheio de gols, emoções e polêmicas, Ceará e Santa Cruz empatam em 3 a 3

Mesmo jogando com um a mais, Tricolor não conseguiu manter vantagem no placar

postado em 20/06/2015 18:34 / atualizado em 20/06/2015 18:51

Pedro Galindo /Especial para o Diario

LC MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Foi daqueles jogos de prender a respiração até, literalmente, o último minuto. Em um confronto cheio de gols, reviravoltas, lances polêmicos e muitas emoções, Ceará e Santa Cruz empataram em 3 a 3. O resultado terminou não sendo aquilo que nenhuma das duas equipes esperavam, já que ambas brigam para deixar a zona de rebaixamento. Para o Tricolor, ficou o gosto amargo de ter atuado mais de uma hora com um jogador a mais. E para o Vozão, a sensação de que foram dois pontos desperdiçados dentro de casa. Apesar disso, o placar fez jus ao grande entretenimento que foi esse grande clássico regional.

O time cearense começou a partida como era de se esperar: sufocando o Santa Cruz. Com a marcação bastante adiantada, matando a saída de bola coral, o Vozão teve uma ótima chance logo aos três minutos, num chute de fora da área de Marinho que foi bem defendido por Fred. O Tricolor, por sua vez, tinha dificuldade para trocar passes depois do meio-campo. As melhores chances eram criadas em jogadas rápidas, tentando surpreender o ousado planejamento alvinegro para os minutos iniciais.

Marinho era mesmo a principal ameaça à defesa tricolor. Partindo sempre da direita e cortando, o ex-alvirrubro participou também de outra grande chance do Ceará. Em boa triangulação, a bola caiu no pé de Ricardinho, que chutou rente à trave direita de Fred. Mas aos 23 minutos, o primeiro lance capital da partida: em uma bola enfiada, Nathan rompeu a marcação alvinegra, apareceu sozinho na cara do gol e foi derrubado pelo goleiro Tiago. Para o goleiro, cartão vermelho. E para o Santa, uma cobrança de pênalti que Anderson Aquino converteu com categoria. Estava aberto o placar.

Apesar de se ver em situação extremamente cômoda, vencendo e com um a mais em campo, o Tricolor não conseguiu segurar a vantagem por muito tempo. Aos 30 minutos, novamente ele, Marinho, criou uma boa chance explorando o lado esquerdo da defesa tricolor - que desde o início da Série B vem sendo o mapa da mina para os adversários. Ele cortou para dentro e cruzou de pé esquerdo para a conclusão de Roger Gaúcho. O goleiro Fred ainda defendeu a bola, mas ela rebateu no atacante e entrou, para empatar o jogo.

Mais emoções
Após um fim de primeiro tempo de muito nervosismo e bolas rebatidas, as equipes voltaram para o segundo tempo e a tônica do jogo parecia a mesma. A vantagem numérica do Santa Cruz não se fazia perceber. O Ceará pressionava e o Tricolor mal conseguia avançar além do meio-campo. Muito por conta da passividade dos meias tricolores, que pouco colaboraram com a criação de jogadas do time.

Mas foi aí que apareceu o talento do camisa 10 coral. Aos 20 minutos, João Paulo cobrou falta precisa, na cabeça de Anderson Aquino, que concluiu sem chances para o goleiro cearense. O gol provocou uma agressividade ainda maior do Ceará, que chegava sempre bem com a ousadia de Marinho. Até que a arbitragem apareceu mais uma vez de forma decisiva. Em um lance que parecia perdido, o atacante do Ceará tentou um voleio e a bola bateu no braço de Nininho, que estava colado ao corpo. Um pênalti que gerou muita revolta entre os tricolores e que Marinho, o nome do jogo, converteu com muita frieza.

Mas ainda havia emoção guardada para o fim da partida. O Ceará tentava de todo jeito buscar uma vitória heroica, com um jogador a menos durante quase toda a peleja. Teve a chance de virar o placar numa bola que explodiu no travessão após cobrança de escanteio. Mas foi o Santa quem terminou abrindo nova vantagem: Luisinho chutou, o goleiro defendeu e Waldison fez o gol que parecia o dos três pontos, aos 45'do 2º tempo. Apenas parecia. Porque o grande personagem do jogo, Marinho, apareceu três minutos depois para definir o empate e deixar a torcida do Vozão eufórica após uma partida emocionante.

Ficha do jogo

Ceará 3
Tiago; Buiu, Gilvan, Charles, Fernandinho; Uillian Correa, Baraka (Siloé), Ricardinho, Marinho; Vinícius (Luís Carlos), Roger Gaúcho (Fabinho). Técnico: Silas.

Santa Cruz 3
Fred; Nininho, Alemão, Danny Moraes, Lúcio; Wellington Cézar, Bruninho, Renatinho (Luisinho), João Paulo; Anderson Aquino (Waldison), Nathan (Bileu). Técnico: Marcelo Martelotte.

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE). Horário: 16:30h. Árbitro: Wasley do Couto Leão (PA). Auxiliares: Márcio Gleidson Correa Dias e Luís Diego Nascimento Lopes (PA). Gols: Roger Gaúcho, aos 31' do 1ºT (CEA) e Marinho, aos 30' e aos 48' do 2ºT; Anderson Aquino, aos 23' do 1ºT e aos 20' do 2ºT, Waldison, aos 45' do 2ºT (SAN) . Cartões amarelos: Fernandinho, Uillian Correa e Marinho (CEA); Nininho, Alemão, Danny Moraes, Wellington Cézar e Nathan (SAN). Cartão vermelho: Tiago (CEA). Público:  6.934 Renda: R$ 67.853,00.