Santa Cruz

SANTA CRUZ

Em jogo nivelado, Santa Cruz desperdiça chances e vê golaço dar vitória por 1 a 0 ao Oeste

Gol da vitória saiu num chute indefensável de fora da área de Rafael Martins

postado em 01/08/2015 18:30 / atualizado em 01/08/2015 19:31

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS
O Santa Cruz teve a chance de abrir o placar contra o Oeste. Três chances, para ser mais preciso. Com João Paulo, aos seis minutos do primeiro tempo e aos 23 do segundo. E, um pouco depois, com Luisinho, aos 30. O desperdício custou os três pontos. Oito minutos após a última, os tricolores viram Rafael Martins acertar um belo chute da intermediária, indefensável para o goleiro Tiago Cardoso. A derrota estancou a ascensão coral na Série B e transformou a expectativa pela estreia de Grafite em necessidade.

A questão agora, para o técnico Marcelo Martelotte, será definir durante a semana quem ele vai sacar do time para colocar Grafite. Pelo jogo deste sábado, a "preferência" seria de Anderson Aquino. A favor do atacante, só o fato de ser o artilheiro da Série B. Em campo, ele foi peça nula. Na única vez em que recebeu em boas condições, atrapalhou-se com a bola. Isso foi aos cinco minutos do segundo tempo, pouco antes de deixar o campo para a entrada de Bruno Moraes.

Outro aspecto que contribui para a saída de Aquino é o fato de as principais chances do Santa na partida terem sido protagonizadas pelos meias. A primeira delas, na verdade, foi fruto de um bom cruzamento do lateral Marlon. Logo aos 5 minutos do primeiro tempo, ele mandou na na cabeça de João Paulo. O meia cabeceou no travessão. Chance única para os tricolores na etapa inicial.

Até porque, a partir dos 20 minutos, o Oeste tomou conta do meio-campo. O resultado foram sucessivos erros na saída de bola do Santa Cruz. O time paulista teve, então, as suas duas chances na etapa inicial. Ambas, na verdade, não chegaram a ser concluídas por causa do zagueiro Neris, que efetuou desarmes precisos aos 25 e aos 30. Este último lance surgiu após um erro de Tiago Cardoso. A bola cruzada na área iria passar pela área. O goleiro deu um tapa e deixou nos pés do lateral esquerdo Fernandinho. Ele chutou fraco e o zagueiro coral, atento, interceptou a bola.

2º tempo
Como Wellington havia recebido cartão amarelo no primeiro tempo e cometeu uma sequência de faltas após a advertência, o técnico Marcelo Martelotte preferiu substituí-lo no intervalo. Promoveu, assim, a estreia de Vitor, puxando Bileu para o meio. Assim como no primeiro tempo, o Santa Cruz começou bem, explorando os ataques pelo lado direito, com Vitor sendo bastante acionado.

Num desses lances, a única aparição efetiva de Aquino na partida. Luisinho fez uma boa jogada individual, na linha de fundo, e tocou para Aquino. Artilheiro coral na Série B, Aquino se atrapalhou com a bola. Foi a deixa para ser substituído por Bruno Moraes.

A mudança só aconteceu aos 19 minutos. Pouco depois, o Santa Cruz teria a sua segunda grande oportunidade, num erro do árbitro Jaílson Macedo de Freintas. Ele marcou recuo de bola de Patrick Silva para o goleiro Jefferson. Cobrança indireta para o Santa, com a bola na linha da pequena área. Lelê tocou para João Paulo, que chutou forte em cima da muralha armada pelo Oeste, aos 23 minutos.

Sete minutos depois, os tricolores tiveram a última oportunidade de inaugurar o placar. Luisinho avançou pela direita e chutou cruzado, em cima do goleiro do Oeste. Detalhe: Bruno Moraes estava livre, na área. Opção errada que seria ainda mais lamentada aos 37 minutos, quando Rafael Martins acertou o ângulo de Tiago Cardoso de fora da área.

Nos minutos que restavam, o Santa Cruz partiu para uma pressão desesperada em busca do empate. Teve duas chances ainda, ambas com João Paulo. A última aos 47, uma bomba defendida pelo goleiro do Oeste.

Ficha do jogo


Oeste 1

Jefferson Romário; Weldinho, Halisson, Ligger e Fernandinho; Leandro Melo, Renato Xavier, Patrick Silva (Paulo Henrique - 38' do 2ºT)e Mazzinho; Wangler (Rafael Martins - int.) e Júnior Negão (Rodriguinho - 21' do 2ºT). Técnico: Roberto Cavalo.

Santa Cruz 0
Tiago Cardoso; Bileu, Neris, Danny Moraes e Marlon; Moradei, Wellington (Vitor - int.), João Paulo, Luisinho e Lelê (Renatinho - 36' do 2ºT); Anderson Aquino (Bruno Moraes - 19' do 2ºT). Técnico: Marcelo Martelotte.

Estádio: Prefeito José Liberatti (Osasco-SP). Árbitro: Jaílson Macedo de Freitas (BA). Assistentes: José Raimundo Dias da Hora (BA) e Marcos Welb Rocha de Amorim (BA). Gol: Rafael Martins (37' do 2ºT). Cartões amarelos: Leandro Melo e Halisson (O); Wellington (SC).