Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com dupla de ataque reserva em noite inspirada, Santa Cruz vence o América-MG por 2 a 1

Perante público fraco, Tricolor vence adversário direto da parte de cima da tabela

postado em 01/09/2015 22:25 / atualizado em 01/09/2015 22:39

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press
Jogo no Arruda é cada vez mais sinônimo de vitória do Santa Cruz. Na noite desta terça-feira, não foi diferente. O Tricolor derrotou o América-MG por 2 a 1, manteve o 100% de aproveitamento em casa sob o comando do técnico Marcelo Martelotte e voltou a encostar no G4 da Série B do Brasileiro. O resultado foi construído, justamente, pela dupla reserva que precisou substituir os titulares Grafite e Anderson Aquino - suspensos. Luisinho fez o primeiro. O adversário mineiro ainda empatou a partida, mas Bruno Moraes decretou a vitória coral. 

O Santa Cruz entrou em campo com mudança em todos os setores. Alemão relegou Danny Morais à reserva. A zaga, diga-se, melhorou sensivelmente. De volta da automática, o volante Wellington voltou ao time e ocupou o posto de Marcílio. Se o meio-campo perdeu mobilidade, ganhou no combate. Ainda assim, o América-MG conseguiu criar e ameaçou abrir o placar por duas vezes no primeiro tempo. As mudanças do ataque, porém, eram as mais temidas. Sem Aquino e Grafite, Martelotte escolheu iniciar o jogo com Lusinho e Bruno Moraes. O primeiro mostrou-se sempre oscilante quando acionado. O segundo foi titular pela primeira vez depois de ter atuado parte do jogo contra o Oeste - há seis rodadas. Incógnitas.

À princípio, parecia que nada daria certo para a dupla. As investidas de Luisinho pela ponta direita eram vãs. Nenhuma jogada individual do meia-atacante dava certo. Chegou a escorregar em tentativas de dribles. Era facilmente anulado pela marcação. Bruno, por sua vez, se mantinha isolado. Nas raras vezes que participava dos lances, também terminava desarmado. Aos 23 minutos, a história deles começaria a mudar. Depois de cruzamento na área de Lelê, Bruno Moraes cabeceou na trave, mas a bola sobrou limpa para Luisinho, que fez 1 a 0. Os dois, ressalte-se, estavam em posição irregular. Pouco importava para quem precisava de todo jeito quebrar o gelo da desconfiança.

Ambos não jogaram um primor de futebol. Longe disso. Luisinho e Bruno Moraes seguiram com atuações medianas. Burocráticos para construir algo produtivo. Numa brecha dada pela defesa coral aos 20 da etapa final, o Coelho se aproveitou. Mancini cruzou para Tony, que empatou para a equipe de Givanildo Oliveira. Era por mais uma bola que o Santa jogava. Após outro cruzamento, agora de Marlon, Bruno Moraes foi decisivo de novo. Cabeceou para redes e selou o triunfo coral.

Ficha do jogo
 
Santa Cruz 2
Tiago Cardoso; Vitor, Alemão, Neris e Marlon (Diego Sacomam); Wellington, Moradei, João Paulo (Daniel Costa), Lelê (Renatinho) e Luisinho; Bruno Moraes. Técnico: Marcelo Martelotte.

América-MG 1
João Ricardo; Robertinho, Wesley Matos, Anderson Conceição e Raul; Rodrigo Souza, Leandro Guerreiro, Tony, Mancini (Cristiano) e Marcelo Toscano; Richarlison (Felipe Amorim). Técnico: Givanildo Oliveira.

Estádio: Arruda (Recife-PE). Árbitro: Vinícius Furlan (SP). Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (Fifa-SP) e Fábio Rogério Baesteiro (SP). Gols: Luisinho (23' do 1T, Santa); Tony (20' do 2T, América-MG) e Bruno Moraes (28' do 2T, Santa). Cartões amarelos: Alemão (Santa Cruz); Raul e Mancini (América-MG). Público: 8.532. Renda: R$ 106.155,00