Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com voltas de Aquino e Grafite, Santa Cruz visita ABC em busca de segunda vitória fora de casa

Atacantes buscam gols na Arena das Dunas para a quebra de tabus individuais

postado em 04/09/2015 07:50 / atualizado em 04/09/2015 08:13

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A importância de Anderson Aquino e Grafite para o Santa Cruz é irrefutável. São autores de 40% do gols da equipe na Série B. O primeiro é vice-artilheiro da competição. O outro, que chegou já com o status de ídolo, foi decisivo em todos os jogos que fez no Arruda. Às 19h desta sexta-feira, o Tricolor visita o ABC-RN, na Arena das Dunas, e os dois retornam de suspensão. Vão tentar dar fim a situações que já começam a incomodar. Aquino não balança as redes há quatro rodadas. Grafite, por sua vez, ainda não fez gol longe do Recife. A quebra das marcas individuais deles pode estar diretamente ligada a um bom resultado do time em Natal.

Grafite fez cinco partidas até então desde o seu retorno ao clube. Um gol em cada um dos três jogos no Arruda - contra Botafogo, Mogi Mirim e Macaé. Nos dois longe do José do Rêgo Maciel, porém, passou em branco. Foi quase nulo frente ao Vitória. Diante do Paraná, outra atuação apagada, marcada mais pela sua expulsão do que qualquer outra coisa que fez em campo. Embora sempre se cobre, o centroavante minimiza as atuações tímidas distante do Recife. “As coisas vão acontecer naturalmente”, diz

Justamente desde a estreia de Grafite, Aquino vem atuando mais distante da área. No novo posicionamento, não marcou nos seus três últimos jogos e estacionou nos 10 gols, sendo ultrapassado por Zé Carlos, do CRB, na artilharia. “Isso já está me incomodando um pouco”, admite. Na rodada passada, ficou suspenso, viu crescer o seu jejum e também a “sombra” imposta pelo reserva Luisinho - que deu conta do recado quando o substituiu, está habilitado para jogar de ponta e que hoje, inclusive, luta com Diogo Campos e Renatinho pelo lugar de Lelê, vetado por lesão na coxa direita. “Vou procurar chegar mais no Grafite e fazer os gols para me manter titular. Tem atletas de qualidade que podem tomar o meu espaço e Luisinho é um deles.”

Treinador

Disputas internas por posição à parte, o técnico Marcelo Marcelo Martelotte prefere valorizar o grupo. Reconhece a importância de Grafite e Aquino, mas também dos seus respectivos reservas. O que não abre mão dos três pontos contra o ABC, independente de quem faça os gols. Espera o segundo triunfo como visitante. O primeiro e último foi ainda 4 de julho, quando os corais bateram o Bragantino, em Bragança Paulista.

Martelotte faz questão de rechaçar qualquer tipo de facilidade pelo fato de o adversário não ter vencido ainda como mandante. “Não me atenho muito a nenhum tipo de retrospecto. Não acho que vai ser fácil por que o ABC não ganhou em Natal, nem mais difícil por que só ganhamos um jogo fora de casa até agora."

Adversário
Sem nunca ter vencido no Frasqueirão e com apenas cinco pontos somados dos 33 disputados no seu campo, o ABC vai mandar agora uma partida pela primeira vez nesta Segundona na Arena das Dunas após acordo firmado com o consórcio que administra o estádio. Além da falta de vitórias como donos da casa, o time alvinegro está, de quebra, há 11 rodadas sem ganhar na Série B. O último triunfo abcedista foi ainda em 7 de julho, quando bateu o Atlético-GO, no Serra Dourada.

ABC-RN
Gilvan; Ednei, Sueliton, Adriano Alves e Marcílio; Fábio Bahia, Rafael Miranda, Wellington Bruno e Ronaldo Mendes; Rafinha e Edno. Técnico: Hélio dos Anjos.

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Vitor, Alemão, Neris e Marlon; Wellington, Moradei, João Paulo, Luisinho (Diogo Campos ou Renatinho) e Anderson Aquino; Grafite. Técnico: Marcelo Martelotte.

Local: Arena das Dunas (Natal-RN)
Horário: 19h
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Neuza Inês Back (Fifa-SC) e Nadine Schramm (Fifa-SC)