Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz derrota Ceará, encaixa série de três vitórias e embala em direção ao G4 da Série B

Gols da equipe coral foram marcados por Grafite e Vítor, no fim do segundo tempo

postado em 19/09/2015 18:29 / atualizado em 19/09/2015 19:59

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Rafael Martins/Esp. DP/ D. A. Press
Vitória de primeira! Ou de quem se coloca, de forma definitiva, na briga pelo acesso à primeira divisão. Após primeiro tempo em que o Santa Cruz dominou, mas não matou o Ceará, o jogo ganhou em emoção na etapa complementar. Em casa, o resultado não podia ser outro que não fosse a vitória. E o tricolor foi em busca disso no segundo tempo. Não sem sofrer bastante, como tem acostumado sua torcida nos últimos anos. A equipe coral abriu o placar, deixou o Vozão empatar e apenas nos minutos finais conseguiu tirar a angústia da garganta dos quase 15 mil torcedores na Arena Pernambuco. Triunfo de quem não desistiu. E não há de desistir de conquistar seu retorno à elite do futebol nacional.

Três são as cores do Santa Cruz. E três foram as oportunidades clamorosas desperdiçadas pela equipe coral no primeiro tempo. Após 10 minutos iniciais equilibrados, a equipe tricolor se encaixou em campo, variando ora entre o 4-1-4-1, ora entre o 4-2-3-1, com João Paulo recuando para o lado de Wellington Cézar, vindo buscar o jogo para construir a transição ofensiva desde o meio-campo defensivo.

Foram dos pés do número 10 coral, por sinal, que saíram duas das três chances criadas pelo Santa Cruz. Após a primeira boa chegada, originada por Lelê e que Nathan não soube aproveitar, João Paulo foi o regente do melhor momento tricolor na etapa inicial. E deu dois belos passes em profundidade, aproveitando as linhas defensivas do Ceará descompactadas. Nathan e Lelê não fizeram jus aos presentes dados pelo companheiro de equipe.

Aos poucos, a partida foi se equilibrando, com o Vozão travando as ações no meio-campo, procurando bloquear os passes de João Paulo e as movimentações de Daniel Costa e Lelê. A equipe cearense pouco agrediu o Santa Cruz. Os visitantes apenas uma vez criaram perigo a Tiago Cardoso, co  Wescley chutando muito mal. Ao intervalo, o zero a zero que insistia no placar refletia a ineficácia tricolor, que no período em que encurralou o Ceará em seu setor defensivo, foi incapaz de abrir o marcador.

Os gols se atraem
Atento, Marcelo Martelotte voltou para a segunda etapa com uma alteração. Saiu Nathan, apagado no primeiro tempo, e em seu lugar veio Diogo Campos. Time mudado, mas nem tanto. Isso porque quem continuou a comandar a equipe foi João Paulo. Sendo do meia o passe preciso para Lelê, que sofreu falta de Cametá dentro da área. Pênalti convertido com tranquilidade pelo ídolo Grafite. E o Santa Cruz se colocava à frente do placar.

O gol deu novo ritmo. No Z4, os cearenses foram em busca da igualdade, abrindo suas linhas e propiciando mais emoção. O Ceará acelerava, o Santa Cruz não aproveitava para contra-atacar. Pior, deixou que os visitantes se aproximassem da área de Tiago Cardoso. Aproximação que teve como consequência natural a igualdade. Em sua terceira tentativa, Ricardinho conseguiu bater Tiago Cardoso e deixar tudo igual na Arena Pernambuco.

A emoção imperou nos minutos finais. Com a partida bastante aberta e o Santa se lançando ao ataque, o Ceará foi criando susto atrás de susto. Mas, no fim, bem no fim, foram os tricolores quem tiveram motivos para sorrir. Graças a uma cabeçada certeira de Vitor, que deu números finais ao jogo: 2 a 1 para os corais.

Ficha do jogo

Santa Cruz 2
Tiago Cardoso; Vitor, Diego Sacomam, Danny Morais e Allan Vieira; Wellington Cézar, João Paulo (Bruno Moraes), Daniel Costa (Vinícius Reche) e Lelê; Nathan (Diogo Campos) e Grafite. Técnico: Marcelo Martelotte.

Ceará 1
Luís Carlos; Cametá (Júlio César), Sandro, Charles e Victor Luís; Carlão (Baraka), G. Andrade, Ricardinho (Ricardo Conceição) e Wescley; Rafael Costa e Mazola. Técnico: Marcelo Cabo.

Estádio: Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata-PE). Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP). Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Jean Carlos Rodrigues da Silva (AC). Gols: Grafite e Vitor (Santa Cruz); Ricardinho (Ceará). Cartões amarelos: Vitor (Santa Cruz); Carlão, Cametá (Ceará). Público: 14.558. Renda: R$ 286.940,00