Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz vence Braga, entra no G4 e atinge melhor posição na Série B por pontos corridos

Vitória por 3 a 1 deixou o Tricolor chegou na 3ª posição pelo menos até o sábado

postado em 29/09/2015 22:53 / atualizado em 30/09/2015 00:22

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press
Demorou, mas, enfim, o Santa Cruz está no G4. Depois de 29 jogos de espera só nesta edição da Série B, desta vez o Tricolor não desperdiçou a chance de figurar entre os quatro melhores. Na noite desta terça-feira, no Arruda, venceu o Bragantino por 3 a 1 e se alçou à terceira colocação, a sua melhor em toda a história da competição por pontos corridos, em vigor desde 2006. A condição pode ser apenas provisória, já que o complemento da rodada será no próximo sábado e concorrentes podem tirá-lo da zona de acesso. O resultado, mais do que qualquer análise fria de tabela, cimenta, sobretudo, o momento de ascensão da equipe.

Sob olhares do seu segundo maior público no campeonato e terceiro do ano, o Santa Cruz iniciou a partida disposto a definir o jogo nos primeiros minutos. Com menos de cinco, o Tricolor já havia tido um gol anulado de Daniel Costa - em que a arbitragem alegou um toque na mão de Vitor no lance anterior - e teve um chute cruzado bastante perigoso dado também pelo lateral direito. O começo do time inflamou a torcida. Mesmo com a pressão minguando ao passar do tempo, os corais abriram o placar, aos 34, com Lelê, após assistência de Luisinho.

Pela primeira vez nesta Segundona, o técnico Marcelo Martelotte repetiu uma escalação no Santa Cruz de um jogo para o outro. A equipe, destaque-se, manteve a sua obediência tática, sobretudo para marcar o adversário. O Bragantino, portanto, pouco conseguia criar. Em contrapartida, persistiram no Tricolor os erros de finalização mostrados na rodada passada - no empate sem gols com o Sampaio Corrêa, no Maranhão. Só Grafite perdeu dois gols claros na etapa inicial.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2015/09/29/1324/20150929224920432307o.JPG', 'id_content': 3188026L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/santa-cruz/2015/09/29/galeria_santa_cruz,1324/fotos-santa-cruz-vence-o-bragantino-no-arruda-e-assume-posto-no-g4.shtml', 'titulo_destaque': ' Fotos: Santa Cruz vence o Bragantino no Arruda e assume posto no G4', 'id_pk': 1324L, 'id_conteudo': 3188026L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': ' Fotos: Santa Cruz vence o Bragantino no Arruda e assume posto no G4', 'id_treeapp': 51, 'descricao_destaque': 'Tricolor contou com o apoio de sua torcida para derrotar a equipe do interior paulista por 3 a 1 e ver a S\xe9rie A mais de perto', 'schema': 'foto_12711703576'}

Segundo tempo
Diferente do primeiro tempo, o segundo começou mais morno e foi aquecendo gradativamente. Embora não tenha esboçado uma pressão, o Santa conseguiu ampliar a vantagem bem cedo. Aos nove, depois de um escanteio de Daniel Costa, Luisinho completou para as redes: 2 a 0. Quem acreditou que já estava tudo definido, enganou-se. O Braga diminuiu com Alan Mineiro, cinco minutos depois. E quase empate no minuto seguinte com Rodolfo. Com o zagueiro Alemão mais uma vez expulso, chegou a se esperar um desfecho trágico no Arruda. Contudo, Martelotte fechou o time, acionando Bruninho e Marlon para reforçar a retaguarda, e estancou qualquer tipo de reação dos visitantes. Bruninho ainda teve tempo de fazer o terceiro no apagar das luzes.

Ficha do jogo

Santa Cruz 3
Tiago Cardoso; Vítor, Alemão, Danny Morais e Allan Vieira; Wellington, João Paulo, Daniel Costa (Bruninho), Lelê e Luisinho; Grafite (Bruno Moraes (Marlon)). Técnico: Marcelo Martelotte.

Bragantino 1
Douglas Friedrich; Alemão, Gilberto, Bonfim e Éder Lima; Renan (Conrado), Wigor, Chico (Rodolfo) e Alan Mineiro; Jobinho e Rodrigo Maranhão (Bruno César). Técnico: Wagner Lopes.

Local: Arruda (Recife-PE). Árbitro: Francisco de Paula Santos Silva Neto (RS). Assistentes: Carlos Henrique Selbach (RS) e Marcos Santos Vieira (AP). Gols: Lelê (34’ do 1T, Santa); Luisinho (9’ do 2T, Santa); Alan Mineiro (14’do 2T, Bragantino) e Bruninho (43`do 2T, Santa). Cartões amarelos: Alemão e Lelê (Santa); Renan, Gilberto e Éder Lima (Bragantino). Cartão vermelho: Alemão (Santa). Público: 14.338. Renda: R$ 161.690,00