Santa Cruz

SANTA CRUZ

Martelotte não descarta utilizar João Paulo novamente como meia de ofício no Santa Cruz

Teste foi feito no segundo tempo do jogo contra o Salgueiro, no Arruda

postado em 05/02/2016 19:30 / atualizado em 05/02/2016 20:30

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Rodrigo Silva/Esp.DP
O Santa Cruz poderá voltar a atuar com João Paulo como meio-campista de ofício. O jogador vem dividindo os trabalhos de marcação com o volante Wellington Cézar desde a reta final da Série B do Brasileiro, mas não o técnico Marcelo Martelotte não descarta a possibilidade de colocá-lo de novo mais solto em campo, sem tantas obrigações defensivas. No segundo tempo do jogo contra o Salgueiro, no Arruda, isso aconteceu. E a mudança tática deu certo certo. Mais criativo, o time chegou a melhorar e conseguiu empatar a partida em 1 a 1.   

Para deixar João Paulo com a incumbência, essencialmente, de criar as jogadas, Martelotte precisou acionar um cabeça de área para ajudar no combate do meio-campo. No caso, Dedé. O meia Daniel Costa (que não rendeu ainda, por sinal) acabou sendo sacado. O comandante coral, diga-se, assumiu o Santa Cruz, em 2015, utilizando-se de dois volantes na equipe. Mas, após atuações decisivas de Daniel em jogos na Segundona, resolveu recuar João Paulo. Sem fazer questão de engessar o time, o treinador trata com naturalidade um possível retorno ao esquema original.

“Essa formação já me agrada desde o ano passado. Eu sempre gostei muito também de ver o João Paulo jogando mais à frente. É um jogador que tem qualidade e no jogo, muitas vezes, a gente vê isso quando ele está atuando mais adiantado, funcionando de maneira mais efetiva para que a gente tenha mais chances de fazer os gols”, declarou Martelotte. 

Graças a criatividade deste atleta e a capacidade dele em dar assistências, o técnico tricolor cogita usar João Paulo na armação, sobretudo, em partidas frente a adversários que atuem mais retraídos e que fechem demais os espaços no meio-campo - o que tem sido um tônica entre as equipes intermediárias do Campeonato Pernambucano e que tende a ser também nas menos expressivas da Copa do Nordeste, que inicia em 14 de fevereiro para o Santa Cruz. “É uma formação que funciona, principalmente quando você tem um adversário mais fechado e precisa de uma movimentação maior, que o João consegue nos oferecer.”