Santa Cruz

SANTA CRUZ

Filas imensas, tumulto e desorganização marcam a entrada da torcida do Santa Cruz no Arruda

Tricolores que compraram ingressos promocionais ao preço de R$ 5 encontraram catracas quebradas e retenção da PM na entrada, o que provocou filas e confusão

postado em 20/04/2016 23:15 / atualizado em 21/04/2016 00:40

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Daniel Leal/DP
Torcida convocada, pedido atendido. Mais de 20 mil ingressos foram vendidos antecipadamente pela diretoria do Santa Cruz. Um grande público para o jogo válido pelas semifinais do Campeonato Pernambucano contra o Náutico, na noite desta quarta-feira, no Arruda, já era esperado. A Polícia Militar e a diretoria do tricolor, porém, parecem ter subestimado a massa coral. Resultado: filas imensas, desorganização e uma série de tumultos marcaram a entrada dos torcedores ao estádio. O público total foi de 40.140 torcedores.

De acordo com informação dos próprios policiais, uma falha nas catracas de acesso ao portão 10 - que levavam o torcedor ao anel superior do Arruda -, ocasionaram toda a sucessão de erros. A reportagem do Superesportes tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa e com a diretoria tricolor, porém, sem sucesso.
Daniel Leal/DP


Já era por volta das 21h quando centenas de torcedores já se aglomeravam na Rua Beberibe para entrar no estádio. Com o ingresso promocional vendido a R$ 5, grande parcela da massa coral buscava exatamente esse acesso. O problema nas catracas fizeram as filas irem se estendendo e tomando toda a frente da sede social do clube.

Com um contigente pequeno para tanta gente, a polícia não deu conta. Sem conseguir conter o desespero dos tricolores para entrarem no estádio, por muitas vezes foi preciso usar de força para conter a multidão. A tentativa de liberar os torcedores em bloco não funcionou. Houve pancadaria. Desesperados, os torcedores tentavam sair do tumulto a qualquer custo. O que foi pior. As grades de proteção não resistiram ao empurra-empurra e caíram. Muitos foram os pisoteados no efeito manada.

Crianças, homens e mulheres, dezenas de pessoas passaram mal, perderam pertences e documentos na entrada. Outros tantos desistiram de ver o jogo e voltaram para casa. Já era por volta das 22h20 (por volta dos 30 minutos de jogo) quando, depois de muita confusão, enfim, os torcedores que resistiram até o fim conseguiram entrar no estádio.